Harry e Meghan na Netflix: William ‘gritava e berrava’ comigo em reunião, diz Harry

Fotografia colorida mostra o rosto de uma mulher jovem, de pele parda, com feição séria e usando um chapéu preto

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Meghan se abriu sobre sua saúde mental

No documentário da Netflix sobre sua saída da família real, o príncipe Harry disse que foi “assustador” ver seu irmão, o príncipe William, “gritar e berrar” com ele quando eles se encontraram para discutir o futuro de Harry e Meghan.

Nos últimos episódios da série documental, Harry e Meghan contam por que decidiram deixar seus deveres reais e se mudar para os EUA. Eles afirmam que não receberam apoio da família real em meio a uma enxurrada de conteúdo negativo na imprensa britânica sobre Meghan.

O Palácio de Buckingham não comentou o relato de Harry.

Meghan diz que chegou a cogitar tirar a própria vida.

“Eu só pensava: ‘tudo isso vai parar se eu não estiver aqui'”, disse ela.

Depois que sua esposa contou como estava sua saúde mental, o príncipe Harry disse ter ficado arrasado. No entanto, afirma, ele havia sido “treinado” para se preocupar mais com o que as pessoas iriam pensar.

Ele disse ter se odiado por isso e ter sentido vergonha de sua própria reação, que foi a de um “Harry institucional” em vez de um marido.

“O que ela precisava era muito mais do que eu era capaz de dar”, acrescentou.

Crédito, PA Media

Legenda da foto,

Harry disse o funeral do avô foi um momento difícil por ter que reencontrar o irmão

Tratamento negado

Enquanto tinha esses pensamentos suicidas, Meghan queria procurar ajuda psiquiátrica, mas “não tinha permissão”, segundo ela.

“Eles estavam preocupados em como isso afetaria a imagem da instituição”, disse ela, sem especificar quem eram “eles”.

O príncipe acrescentou que “eles” sabiam o quão ruim estava a saúde mental de sua esposa.

“Eles pensaram: ‘Por que ela simplesmente não lida com isso? Todo mundo já lidou com isso, por que ela não consegue?’ Mas (a situação de Meghan) era diferente. Era muito diferente.”

A mãe de Meghan, Doria Ragland, disse que ouvir os pensamentos de sua filha “partiu seu coração” e que as palavras “não foram fáceis para uma mãe ouvir”.

“Eu sabia que a situação estava difícil, mas ser constantemente atormentada por esses abutres, ela realmente pensou em não querer estar mais aqui”, disse Doria, em referência à intrusão da imprensa na vida de sua filha.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Harry disse que decisão de abandonar os deveres reais foi dele

Discussão real

À medida que as coisas pioravam para o casal, Harry diz que foi a Sandringham, a propriedade real em Norfolk, em 2020, para conversar com seu pai, irmão e avó, a rainha. A ideia era pensar em cenários para o papel do casal na família real.

“Foi assustador ver meu irmão gritando e berrando comigo e meu pai dizendo coisas que simplesmente não eram verdade. E minha avó sentada em silêncio e meio que absorvendo tudo”, disse Harry.

Ele disse que sua preferência era cumprir parte dos deveres da família real, com ele e Meghan fazendo seus próprios trabalhos, mas também apoiando a rainha. Mas logo ficou claro que isso não era uma possibilidade.

“Ficou muito claro, muito rapidamente, que isso não estava em discussão”, disse ele.

Quanto à rainha, ele disse que seu objetivo final e sua responsabilidade eram a instituição da família real.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Documentário foi gravado antes da morte da rainha

Briga de irmãos

Harry também disse que uma declaração conjunta foi divulgada após a reunião sem sua permissão. Escrito em nome dele e de seu irmão, o comunicado negava uma história de que o comportamento de William havia “empurrado” Harry para longe e para deixar seus deveres.

Harry descreveu a mudança como uma “mentira para proteger meu irmão”.

“Não havia outra opção neste momento. Eu disse, ‘precisamos sair daqui'”, conta o príncipe.

Ele disse que Meghan não pediu para sair e que boatos de que tudo tinha acontecido porque ela “instigou” o marido é “pura misoginia”.

O documentário também revela, entre outras, as seguintes histórias:

  • O príncipe Harry fala sobre o rompimento de seu relacionamento com o irmão – acusando o escritório de William de vazar histórias para a imprensa – algo que ele diz que eles “prometeram” que nunca fariam quando eram mais jovens.
  • Ele descreve uma “rixa” entre ele e seu irmão, dizendo que William “agora está do lado da instituição”.
  • Harry fala sobre “um jogo sujo” dentro da forma como a família real lida com a imprensa real, que envolveria “briefings constantes” e “vazamento e criação de histórias”.
  • O príncipe diz que “pessoas” ficaram chateadas por Meghan estar “roubando os holofotes” ou fazendo o trabalho melhor do que pessoas que “nasceram para isso
  • Ele diz acreditar que as matérias publicadas no tablóide Mail on Sunday “estavam ligadas” ao aborto que Meghan sofreu. O Mail on Sunday ainda não comentou.
  • Meghan disse que não estava nem “sendo jogada aos lobos”, mas sim “sendo usada como alimento para os lobos”.
  • Meghan disse que ver seu pai falando à imprensa sobre ela e a família real foi “incrivelmente doloroso”, acrescentando que foi “muito constrangedor para a família”.
  • Beyonce mandou uma mensagem de texto dando seu apoio a Meghan após sua entrevista com Oprah Winfrey no ano passado, e Meghan disse que ficou incrédula de que a cantora sabia quem ela era.
  • Harry ficou chocado depois de ser impedido de ver a rainha ao retornar de Vancouver para discutir sua saída do Reino Unido.
  • O príncipe Harry achou “difícil” comparecer ao funeral do príncipe Philip, pois foi forçado a discutir as tensões familiares com seu pai e irmão. Ele afirma que “teve que fazer as pazes” e que “nunca conseguiria que eles assumissem alguma responsabilidade ou que fizessem um pedido de desculpas genuíno”.

Os três episódios finais da série de seis partes, intitulada Harry & Meghan, foram lançados na quinta-feira (15).

As filmagens da série foram concluídas antes da morte da rainha em setembro deste ano.

*O CVV (Centro de Valorização da Vida) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Ligue para 188 ouclique aqui para saber mais.

Fonte: BBC