Harvey Milk: o ativista gay homenageado pela Marinha dos EUA décadas depois de ser banido

Navio USNS Harvey Milk

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Embarcação é um dos seis novos navios que receberam o nome de famosos líderes dos direitos civis

A Marinha dos Estados Unidos batizou um navio com o nome de um ativista gay que foi forçado a deixar o serviço militar por causa de sua orientação sexual na década de 1950.

O USNS Harvey Milk foi lançado em San Diego no sábado (6/11) em uma cerimônia com a presença do secretário da Marinha, Carlos Del Toro, e do sobrinho de Milk, Stuart.

A embarcação é um dos seis novos navios que receberam o nome de famosos líderes dos direitos civis dos Estados Unidos.

Outros incluem o ex-presidente da Suprema Corte Earl Warren, o candidato presidencial assassinado Robert Kennedy e a ativista pelos direitos das mulheres Sojourner Truth.

Milk serviu como oficial de mergulho e tenente a bordo do navio de resgate submarino USS Kittiwake durante a Guerra da Coréia.

Mas ele foi forçado a deixar o serviço após duas semanas de interrogatório sobre sua sexualidade em 1955.

‘Injustiça’

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Milk se tornou um dos primeiros políticos abertamente homossexuais nos EUA

Depois de deixar o serviço militar, Milk se tornou um dos primeiros políticos abertamente homossexuais nos Estados Unidos e foi eleito em 1977 para o Conselho de Supervisores de São Francisco.

Mas, um ano depois, ele foi baleado e morto por Dan White, um ex-supervisor da cidade com quem havia entrado em confronto com frequência.

Milk estava usando a fivela de seu cinto da Marinha quando foi assassinado.

Sua vida foi retratada em um filme de 2008 que leva seu nome e foi protagonizado pelo ator Sean Penn.

Falando na cerimônia, o secretário Del Toro disse que foi errado Milk ter sido forçado a “esconder uma parte muito importante de sua vida” durante seu tempo na Marinha.

Crédito, US NAVAL INSTITUTE

Legenda da foto,

Milk serviu na Marinha americana durante a Guerra da Coréia

“Por muito tempo, marinheiros como o tenente Milk foram forçados a viver nas sombras ou, pior ainda, expulsos de nossa amada Marinha”, disse Del Toro.

“Essa injustiça faz parte da história da Marinha, mas também o é a perseverança de todos os que continuam a servir em face da injustiça.”

Quando o governo de Barack Obama anunciou pela primeira vez sua intenção de batizar um navio com o nome de Milk em 2016, alguns expressaram oposição à medida.

Eles sugeriram que Milk teria desaprovado o uso de seu nome em navio da Marinha, dada sua conhecida oposição à Guerra do Vietnã.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC

Marcações: