Homens voadores e ondas gigantes em cenários espetaculares de Portugal

Um homem surfando uma onda gigante a quebrar sobre ele ,a Nazaré, em Portugal
Surfista em onda gigante da Nazaré Robert Bye/Reprodução

Na noite do dia 31 de dezembro, os céus da Ilha da Madeira se iluminaram de forma especial e não foi pelos famosos fogos de artifício que fazem do Funchal um dos destinos mais concorridos nesta época do ano. Pouco antes da meia-noite, quatro pára-quedistas do esquadrão especial de acrobacias da Red Bull se lançaram de uma altura de 2.400 metros devidamente paramentados com os wingsuits, aquelas roupas que unem pernas e braços simulando asas. Ao longo de três minutos, eles varreram os céus como cometas, deixando um rastro e fogo e luz por onde passaram. Fiquei absolutamente encantada quando vi. O vídeo da ação pode ser visto aqui:

O making-off e mais detalhes, com um resumo dos dias que os atletas passaram desvendando as maravilhas da Madeira (sobre a qual escrevi uma sequência de posts em meados do ano passado) pode ser visto neste link.

Também já contei aqui  que Portugal foi eleito um dos cenários para as filmagens da continuação de Game of Thrones, House of the Dragon, o que agitou os dias na pacata (e espetacular) aldeia de Monsanto, no centro do país. Os episódios ainda não foram ao ar, mas a HBO estreou nos últimos meses em seu catálogo uma série que eu demorei a assistir mas que preencheu animadamente os meus dias de isolamento por causa da COVID: “A Grande Onda da Nazaré”. Veja o trailer aqui:

A série documental, lançada em uma temporada de seis episódios, conta como o surfista Garrett McNamara descobriu a Nazaré e colocou a cidadezinha de cerca de 15 mil habitantes no mapa obrigatório de turistas curiosos que vêm a Portugal no inverno (a época das ondas gigantes), independentemente de serem surfistas ou não. Detalhe: a “descoberta” não faz nem uma década. Nos episódios, é possível sentir o astral da Nazaré, a amabilidade dos visitantes e toda a aura que tomou conta do lugar. Vale muito a pena assistir, ainda que não seja um amante do surf! Vários grandes nomes do surf brasileiro aparecem aqui e ali – inclusive o BBB Pedro Scooby e Maya Gabeira, vítima de um grave acidente no paredão de água.

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo