Invasão do Capitólio: as três acusações que Trump deve enfrentar

Trump no dia do motim

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Trump falou à multidão pouco antes de um tumulto estourar em janeiro de 2021

O inquérito em andamento no Congresso americano sobre a invasão do Capitólio no ano passado recomendará três acusações criminais contra o ex-presidente Donald Trump.

O comitê da Câmara buscará uma acusação de insurreição sem precedentes contra um ex-presidente dos EUA, de acordo com a mídia americana.

Espera-se que o painel publique o relatório final na próxima semana.

Os apoiadores de Trump invadiram o Congresso em 6 de janeiro de 2021, em uma tentativa de impedir a ratificação do democrata Joe Biden como presidente.

O Departamento de Justiça — que já está investigando o papel de Trump nos protestos — não é obrigado a considerar ou acatar as referências de qualquer comitê do Congresso americano.

Trump nega as irregularidades. Na sexta-feira (16), seu porta-voz, Steven Cheung, classificou os trabalhos da comissão como um “show” feito por “partidários do [movimento] ‘Trump Nunca'” que “são uma mancha na história deste país”.

O comitê deve realizar a reunião final na segunda-feira (19), quando as conclusões do grupo serão reveladas.

Além da acusação de insurreição, o grupo também vai sugerir que Trump seja acusado de obstruir um processo oficial e conspirar para fraudar as eleições dos Estados Unidos, de acordo com vários meios de comunicação.

Espera-se que os nove membros do painel aprovem o relatório final de oito capítulos, com base em entrevistas com mais de mil testemunhas, e submetam o material ao Departamento de Justiça dos EUA.

Crédito, Igor Bobic

Legenda da foto,

Doug Jensen (à direita), que foi condenado pelos distúrbios, aparece na imagem sendo confrontado por Eugene Goodman, policial do Capitólio (à esquerda)

O relatório completo será publicado na quarta-feira (21), afirmou Bennie Thompson, congressista democrata do Mississippi e presidente do grupo.

Zoe Lofgren, representante da Califórnia e outra participante do painel, disse à CNN na sexta-feira (16) que os legisladores “foram muito cuidadosos ao elaborar essas recomendações [de cobrança] e ligá-las aos fatos que descobrimos”.

O comitê da Câmara argumentou que Trump espalhou alegações que sabia serem falsas sobre fraudes na eleição presidencial de 2020, antes de pressionar autoridades estaduais, o Departamento de Justiça e seu próprio vice-presidente a ajudar a subverter a derrota. O painel o acusa de incitar a invasão ao Capitólio em uma última tentativa de permanecer no poder.

O Departamento de Justiça já está investigando as ações do então presidente republicano a respeito da invasão.

Sete dias após o ataque, o Congresso pediu o impeachment de Trump pela segunda vez, alegando incitação à insurreição.

Trump, que é o único presidente a sofrer um processo de impeachment em duas ocasiões, foi inocentado pelo Senado dos EUA.

No mês passado, o procurador-geral Merrick Garland nomeou um ex-promotor de crimes de guerra para decidir se Trump deveria ser processado ou não.

Jack Smith tem a tarefa de determinar se Trump, que anunciou a candidatura à presidência em 2024, deve ser levado a julgamento por manuseio inadequado de arquivos confidenciais — que foram recuperados durante uma busca do FBI na propriedade de Trump na Flórida em agosto — ou por encorajar a multidão violenta em 6 de janeiro de 2021.

Centenas de pessoas já foram acusadas de crimes relacionados à invasão em massa do Capitólio.

Dezenas delas foram condenadas, incluindo Doug Jensen — descrito pelos promotores como um “garoto-propaganda” dos distúrbios — e Stewart Rhodes, líder da milícia de extrema-direita Oath Keepers.

Fonte: BBC