Itália reabre fronteiras para turistas brasileiros

O Ministério da Saúde da Itália autorizou a entrada de todos os turistas estrangeiros a partir do dia 1º de março sem necessidade de cumprir quarentena. A portaria foi assinada pelo ministro Roberto Speranza nesta terça-feira (22) e prevê que sejam aplicadas as mesmas regras que já estavam vigentes para os cidadãos da União Europeia, sem fazer qualquer distinção em relação aos países de origem.

Na prática, isso significa que será necessário apresentar um comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias com Pfizer, Astrazeneca ou Janssen, que são os imunizantes aprovados pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA). Aqueles que tiverem recebidos doses de outras vacinas não serão impedidos de entrar no país desde apresentem resultado negativo para um teste de antígeno ou atestado médico que comprove que se recuperou recentemente da doença. Ainda não está claro se o país também vai cobrar a terceira dose ou dose de reforço.

Atualmente, é necessário apresentar um passe sanitário chamado de “green pass” para entrar em espaços públicos e privados da Itália. Segundo o jornal Corriere della Sera, o governo já decidiu que os imunizantes que ainda não receberam aprovação da EMA, incluindo a Coronavac, serão igualmente reconhecidos para obtenção do passe. Além disso, também serão aceitos os comprovantes de vacinação emitidos nos países estrangeiros, como é o caso do nosso Conecte SUS.

Profissionais do turismo já pediam volta dos brasileiros

Desde o início da pandemia, os brasileiros só podem entrar no território italiano por motivos de saúde, estudo, trabalho ou máxima urgência. A medida vinha sendo sucessivamente renovada, sendo que o último veto expiraria em 15 de março. A demora para que as regras fossem flexibilizadas levou os profissionais do turismo que atendem o público brasileiro na Itália a criar, na semana passada, uma petição online que solicitava justamente “a paridade e igualdade de regras ao Brasil”.

Leia tudo sobre Itália

Busque hospedagem na Itália

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo