Marburg, um dos vírus mais letais do mundo, tem surto confirmado pela OMS

A regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) na África confirmou, na segunda-feira (13), um surto de Marburg, vírus primo do ebola, considerado um dos mais letais do mundo. Os primeiros casos foram registrados em Guiné Equatorial e Camarões, países que dividem fronteira na África Central. Segundo as autoridades, nove mortes foram confirmadas e 16 casos estão sendo investigados como suspeitos.

Com taxa de letalidade altíssima, de até 88%, o Marburg pode causar fortes dores de cabeça, mal-estar intenso e até febre hemorrágica fatal. O vírus se espalha entre os humanos por meio do contato direto com fluidos corporais de pessoas ou materiais infectados. Segundo a OMS, por enquanto não há vacina ou tratamentos antivirais.

Apesar da virulência, a OMS afirma que está monitorando o surto e que o atual cenário não é alarmante para países como Estados Unidos ou Brasil, já que os sintomas severos dificilmente passam despercebidos. “Obviamente, sempre vai existir o risco, mas não em larga escala”, explicou Alexandre Naime Barbosa, pesquisador da Unesp e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), ao portal G1.

O primeiro surto do vírus foi detectado na cidade de Marburg, na Alemanha, em 1967. Das 32 pessoas infectadas nas antigas Alemanha Ocidental e Iugoslávia, sete morreram.

The post Marburg, um dos vírus mais letais do mundo, tem surto confirmado pela OMS appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA