Morre a rainha Elizabeth II da Inglaterra após 70 anos no trono britânico

A rainha Elizabeth II da Inglaterra morreu na quinta-feira (8) aos 96 anos de idade no castelo de Balmoral, na Escócia, rodeada pela família real, em particular pelo filho Charles, seu sucessor ao trono. A causa da morte ainda não foi revelada.

Embora tenha nascido como princesa, a rainha Elizabeth II não estava originalmente na linha direta de sucessão para se tornar monarca. Ela não esperava assumir o trono e muito menos governar durante 70 anos. Ela deu boas-vindas a 15 novos primeiros ministros e, após 70 anos de reinado, se converteu em uma figura muito querida e respeitada em todo o mundo.

Se seu tio Edward VIII não tivesse abdicado do trono para se casar com a americana Wallis Simpson em 1936, seu irmão caçula George – pai de Elizabeth – não teria sido coroado rei, convertendo assim a jovem princesa na herdeira do trono.

Elizabeth nasceu em 21 de abril de 1926 e foi batizada como Elizabeth Alexandra Mary Windsor na capela do Palácio de Buckingham. Educada em casa com sua irmã caçula, a princesa Margareth, serviu mais tarde durante a Segunda Guerra Mundial como comandante subalterna na ala feminina voluntária do Exército Britânico, conhecida como Serviço Territorial Auxiliar.

Em 1947 se casou com um oficial da Marinha, o tenente Philip Mountbatten, um primo distante que ela conheceu quando tinha apenas 13 anos e filho do príncipe Andrew da Grécia. Philip, que assumiu o título de Duque de Edimburgo, morreu em 2021 aos 99 anos.

Quando a doença de seu pai o obrigou a abandonar uma visita à Austrália e Nova Zelândia em 1952, a princesa, acompanhada pelo príncipe Philip, o substituiu na viagem. Em 6 de fevereiro, enquanto estava no Quênia, recebeu a notícia da morte do rei e de seu próprio acesso ao trono, com apenas 25 anos.

Seu patrimônio financeiro e imobiliário a converteu em uma das mulheres mais ricas do mundo. No entanto, a recessão econômica provocou o ressentimento da opinião pública pelo estilo de vida da realeza e de Elizabeth II, especialmente pelo uso de fundos públicos para restaurar a residência real de Windsor após um incêndio.

Em 1992, ela aceitou pagar impostos sobre sua renda, apesar de estar isenta, segundo a legislação britânica. Naquela época, sua fortuna pessoal era estimada em 11,700 milhões de dólares.

Seu primogênito, o príncipe Charles, nascido em 1948, é seu herdeiro desde que ela assumiu o trono em 1952. Os outros filhos da rainha são a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward. Três dos casamentos terminaram em divórcio, e a ex-esposa de Charles, a princesa Diana, morreu em um acidente automobilístico em Paris junto com seu noivo Dodi Al-Fayed e o motorista do veículo Henri Paul.

Fonte: AcheiUSA