Mortes por covid-19 passam da marca de 5 milhões em todo o mundo

Em menos de dois anos, mais de 5 milhões de pessoas morreram de covid-19 em todo o mundo. A marca foi atingida nesta segunda-feira (1), segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Somente os Estados Unidos, mais de 745 mil pessoas perderam a vida para o vírus. No Brasil, cerca de 607 mil pessoas morreram. Os EUA, Europa, Índia e o Brasil concentram o maior número de casos e mortes pela doença.

“É um marco triste na história da humanidade. O que precisamos fazer para nos proteger para que outras 5 milhões de pessoas não morram?”, questiona o médico Albert Ko, infectologista da Yale School of Public Health.

O número de casos da doença está aumentando em alguns países da Europa. Na última semana, os óbitos voltaram a subir 5% globalmente, segundo o mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS). As piores situações são na Europa, que teve 14% mais mortes do que na semana anterior, e na Ásia, com um aumento de 13% no mesmo período.

No Brasil, outubro é o mês com menos mortes por covid desde abril de 2020. Mais de 117 milhões de brasileiros (54.88% da população) está totalmente imunizada.

A primeira morte oficial causada pela covid foi registrada no dia 9 de janeiro de 2020.

Fonte: AcheiUSA