Museu Britânico negocia devolução de mármores do Partenon

O Museu Britânico em Londres está negociando a devolução dos Mármores de Elgin para a Grécia, segundo informações do jornal britânico The Telegraph. As peças possuem mais de 2.500 anos e representam mais da metade das esculturas sobreviventes da decoração do Partenon na Acrópole de Atenas. Elas foram levadas para a Grã-Bretanha em 1806 por Lorde Elgin (por isso o nome), embaixador do Império Otomano que, na época, dominava os territórios gregos.

A Grécia reivindica a devolução das obras de arte pelo menos desde a sua independência em 1832, sem sucesso. De acordo com o The Telegraph, a lei britânica impede que tesouros sejam legalmente devolvidos às suas nações de origem, motivo pelo qual o presidente do Museu Britânico, George Osborne, está negociando um acordo de “empréstimo” que iria repatriar as peças através de um “intercâmbio cultural”.

A ideia é que os Mármores de Elgin sejam enviados para Atenas como um “empréstimo de longo prazo” e que outras antiguidades gregas sejam transferidas para Londres em troca. Ainda não se sabe se a Grécia se contentará com o acordo ou pretende continuar sua batalha pela posse legal dos Mármores de Elgin.

Mármores de Elgin, Museu Britânico, Londres, Inglaterra
Os Mármores de Elgin incluem painéis, frisos e também esculturas que decoravam o Partenon. Txllxt TxllxT/Wikimedia Commons

Em dezembro, o Papa Francisco anunciou que o Vaticano devolverá outros três fragmentos dos Mármores de Elgin que estão expostos nos Museus do Vaticano há séculos. As peças serão transferidas para o líder da Igreja Ortodoxa Grega, o arcebispo Ieronymos III, como símbolo da amizade ecumênica entre as duas igrejas. O movimento pode estar pressionando o Museu Britânico a também encontrar uma solução para a questão.

O primeiro-ministro Boris Johnson chegou a se pronunciar sobre o assunto em março de 2022, quando afirmou que as peças foram legalmente adquiridas por Lorde Elgin sob as leis vigentes na época. O posicionamento do Museu Britânico até então era que as esculturas são parte vital da “interconexão global que existe dentro do museu, porque tem elementos das culturas grega, egípcia, persa e romana”.

Continua após a publicidade

Há décadas, o governo britânico vinha repetindo que a Grécia não possuía um local adequado para guardar as relíquias da Antiguidade, mas o argumento perdeu força em 2009, quando foi reinaugurado o Museu da Acrópole de Atenas. O novo projeto foi desenvolvido para resistir até a terremotos.

Museu da Acrópole de Atenas, Atenas, Grécia
O Museu da Acrópole de Atenas exibe peças originais do Partenon e cópias de fragmentos que acabaram em coleções estrangeiras. Holger Uwe Schmitt/Wikimedia Commons

Vem crescendo o número de nações que reivindicam a devolução de artigos roubados por colonizadores como forma de reparação histórica – esse assunto já foi inclusive tema de um texto na coluna de Adriana Setti na VT.

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo