Na ONU, Brasil vota para condenar invasão russa à Ucrânia

Embaixador discursando sentado, com placa escrita 'Brazil' à frente

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

‘Estamos profundamente preocupados com a decisão da Rússia de engajar tropas em operações militares’, afirmou o embaixador brasilero na ONU, Ronaldo Costa Filho

O Brasil foi um dos 11 países a votar nesta sexta-feira (25/2), no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), para condenar a invasão da Rússia à Ucrânia.

Até agora, o Brasil não tinha uma posição evidente sobre a invasão. O presidente Jair Bolsonaro ainda não se pronunciou sobre o assunto e, na quinta-feira (24), desautorizou seu vice-presidente Hamilton Mourão — que havia dito anteriormente que o país não estava neutro na questão e sim era contrário à invasão.

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que “o artigo 84 diz que quem fala sobre esse assunto é o presidente”.

No Conselho de Segurança, o Brasil foi representado pelo embaixador do país na ONU, Ronaldo Costa Filho.

“Vivemos circunstâncias sem precedentes de ameaça à ordem internacional e de violação à Carta das Nações Unidas”, afirmou o embaixador brasileiro.

“Estamos profundamente preocupados com a decisão da Rússia de engajar tropas em operações militares em terra e com a perda de vidas e perigos à população civil.”

O Conselho de Segurança tem 15 membros: 5 permanentes, que têm poder de veto; e 10 não permanentes, que é o caso do Brasil. Nesta sexta-feira, 11 dos membros votaram para repreender a invasão russa. Índia, China e Emirados Árabes se abstiveram e a Rússia, sem surpresas, vetou a resolução, já que é membro permanente.

Para uma resolução ser aprovada, são necessários nove votos — isso sem considerar, claro, o poder de veto dos países.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC