Nove países já testam vacina contra a Covid-19 em humanos, segundo a OMS

Injeção com vacina em teste para o coronavírus é aplicada na Alemanha. Foto: Kai Pfaffenbach-Reuters.

Ao menos nove países que desenvolvem uma vacina para o coronavírus Sars-Cov-2 já testam em humanos, segundo a atualização mais recente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas apenas o Reino Unido, a China e os Estados Unidos chegaram à terceira e última etapa. 

Um dos mais importantes estudos para desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus está sendo realizado pela Universidade de Oxford, nos Estados Unidos. Os testes devem chegar ao Brasil na primeira quinzena de dezembro. A informação foi dada na terça-feira, 28, pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.

O governo brasileiro já encomendou 100 milhões de doses do produto. Segundo Medeiros, a expectativa é que 15 milhões de brasileiros possam ser vacinados até o final deste ano.

Além desses países, a Índia é responsável por mais três candidatas nas fases 1 e 2. A Austrália e a

Alemanha têm mais duas promissoras vacinas ainda em estágios iniciais dos ensaios, assim como a Rússia e o Japão, com uma cada, segundo a OMS.

Há também mais dois estudos feitos em cooperação internacional, com mais de um país responsável pela imunização, liderados pelo Instituto Internacional de Vacinas, com sede na Coreia do Sul, mas organizado pela ONU.

A Rússia pode ter uma vacina aprovada contra a COVID-19 até o dia 10 de agosto. Ainda não foram divulgados dados sobre a eficácia do medicamento, mas tem registro previsto para agosto de 2020 com a condição de “outro ensaio clínico para 1.600 pessoas ser realizado” em seguida, disse Tatiana Golikova, vice-primeira-ministra da Rússia.

A vacina está sendo desenvolvida pelo Instituto Gameleya, em Moscou. Segundo informou o canal de notícias, o país pretende produzir até 200 milhões de doses até o fim do ano. Dessas, 30 milhões seriam exclusivas para a Rússia.

Os estudos estão sendo financiados pelo governo russo e a vacina já estaria na segunda das três fases de testes clínicos.

Segundo a agência de saúde da ONU, até segunda, 27, são 164 pesquisas em desenvolvimento. Destas, 25 já em estágio clínico mas apenas cinco na Fase 3. É somente depois desta prova, em um número maior de participantes, que uma vacina pode ou não ser licenciada e liberada para a comercialização.

Related Images:

[See image gallery at gazetanews.com]

O post Nove países já testam vacina contra a Covid-19 em humanos, segundo a OMS apareceu primeiro em Gazeta News: O maior Jornal Brasileiro da Florida, nos EUA.

Fonte: Gazeta News