Novo terremoto atinge a Turquia duas semanas depois do desastre que matou 47 mil pessoas

Um terremoto de magnitude 6.4 atingiu o sul da Turquia, nesta segunda-feira (20). Testemunhas disseram que o tremor foi sentido também na Síria, Egito e Líbano. Não houve relatos imediatos de danos, ferimentos ou mortes na região. Vários tremores secundários foram sentidos após o terremoto inicial, que durou cerca de 15 minutos. A informação é da agência de notícias Reuters.

O terremoto desta segunda-feira ocorre cerca de duas semanas depois de um dos piores desastres naturais de sua história, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA. Em 6 de fevereiro, um terremoto de magnitude 7.8 atingiu o país; horas mais tarde, outro terremoto de magnitude 7.5 foi sentido também na Síria. Até agora, as autoridades contabilizaram 41.156 mortos na Turquia e 5.801 na Síria. O número total de fatalidades ainda segue em aberto, já que muitas regiões trabalham na busca de desaparecidos.

Horas antes do último terremoto, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em uma visita à Turquia que Washington ajudaria “pelo tempo que for necessário”, voltando-se especialmente para atender os abrigos com urgência e trabalho de reconstrução. O presidente Tayyip Erdogan disse que as obras de construção de quase 200 mil apartamentos em 11 províncias da Turquia atingidas pelo terremoto começarão no próximo mês.

Na Síria, já devastada por mais de uma década de guerra civil, a maioria das mortes ocorreu no noroeste. A área é controlada por insurgentes em guerra com as forças leais ao presidente Bashar al-Assad, complicando os esforços de ajuda. Até a manhã de segunda-feira, 197 caminhões carregados com ajuda humanitária haviam entrado no noroeste da Síria através de duas passagens de fronteira, disse um porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU.

The post Novo terremoto atinge a Turquia duas semanas depois do desastre que matou 47 mil pessoas appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA