O Mercado do Bolhão está de volta ao Porto!

Edifício com uma escadaria ao fundo e pessoas a circular
O Mercado do Bolhão de volta: quatro anos de reforma. Filipa Brito | Câmara do Porto/Divulgação

Toda (ou quase toda) grande cidade europeia que se preze tem um belo mercado com status de atração turística para chamar de seu. É assim com Lisboa e o seu antigo Mercado da Ribeira (ou Time Out), Madri e o seu Mercado de San Miguel, Berlim e o seu Markthalle Neun, Florença e o seu Mercato Centrale… 

Geralmente antigos, ganham um belo banho de tinta e ressurgem como pontos imperdíveis não só pela arquitetura e pela história, mas também pela possibilidade de degustação de diferentes delícias típicas no mesmo lugar. Após alguns anos à sombra, o Porto acaba de (re)entrar para esta lista com louvor.

Banca de mercado mostrando frutos secos em diferentes compartimentos
Banca de frutos secos e especiarias do novo Bolhão. Filipa Brito | Câmara do Porto/Divulgação

Depois de quatro anos e 26 milhões de euros de reforma, finalmente abriu as portas, na semana passada, o Mercado do Bolhão, bem no coração da Invicta, a cerca de 500 metros de distância da Rua de Santa Catarina, a grande artéria de pedestres da cidade (e a mesma distância da Avenida dos Aliados, outro marco local).

Continua após a publicidade
Mãe e filho observam flores coloridas numa banca de mercado
Cantinho colorido do novo Mercado do Bolhão. Guilherme Costa | Câmara do Porto/Divulgação

Inaugurado em 1914 onde desde 1838 acontecia uma famosa feira de rua, o edifício histórico teve as obras conduzidas pelo arquiteto Nuno Valentim e agora, além de cerca de 80 bancas de “frescos” (frutas, verdura, legumes etc), vai ter cafés gourmet, lojinhas de artesanato e restaurantes, funcionando no andar de cima.

Veja onde ficar no Porto aqui

Leia tudo sobre Portugal

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo