O que fazer em Kalamaja, o bairro mais ‘cool’ de Tallin

Antigo bairro industrial de Tallin, à beira do mar Báltico e aos pés do espetacular centro histórico da cidade, Kalamaja é a vitrine mais moderna da Estônia — um dos países mais digitalizados do mundo, berço de mais de mil startups. Para tomar cerveja artesanal ou café lado a lado com a galera que criou alguns dos grandes unicórnios europeus — como o Skype ou o Wise —, siga essas dicas.

O que fazer

O coração hipster do bairro é a Telliskivi Creative City, antigo complexo industrial de tijolos à vista que foi ocupado por galerias, lojas de jovens designers, restaurantes e, claro, escritórios de algumas startups.

A principal atração do pedaço é o Fotografiska Tallin, sede estoniana do centro cultural que nasceu em Estocolmo, na Suécia, com uma proposta ultra vanguardista que orbita em torno da fotografia. Além de abrigar exposições de peso, tem uma loja e um café delicioso no térreo, e um dos melhores restaurantes da cidade no rooftop, de cozinha sustentável, perfeito para um brunch — a vista do topo já vale. No mais, o gostoso aqui é passear, tomar café, xeretar nas lojinhas e estar sempre atento às obras de street art que estão por todos os lados. A programação da Telliskivi Creative City também costuma ser agitada, com mercadinhos vintage e outros eventos, principalmente no verão.

Exposição ao ar livre ao redor do Fotografiska.
Exposição ao ar livre ao redor do Fotografiska. Adriana Setti/Arquivo pessoal
Café no Fotografiska.
Café no Fotografiska. Adriana Setti/Arquivo pessoal
Street art por todos os lados.
Street art por todos os lados. Adriana Setti/Arquivo pessoal

Onde comer e beber

Na hora de tomar um café e colocar o home office em dia, vá ao F-hoone. Para um almoço leve, com base em ingredientes de produtores locais, a boa é o IDU. Já no Moon, que tem um terraço ao ar livre, a cozinha tradicional da Estônia ganha um twist moderno e lindas apresentações.

Continua após a publicidade

Vale deixar a sobremesa para a sorveteria La Muu, um patrimônio da Tallin. Drinks, vinhos e gente interessante você encontra na Nudist Winery. É mais de cerveja? Tome uma artesanal da Purtse ou na Uba já Humal.

Pausa para um café no F-hoone.
Pausa para um café no F-hoone. Adriana Setti/Arquivo pessoal
Cozinha tradicional com um twist no Moon.
Cozinha tradicional com um twist no Moon. Adriana Setti/Arquivo pessoal

Onde comprar

As lojinhas de Telliskivi Creative City focam em peças 100% made in Estonia e com proposta criativa. Na Reet Aus, por exemplo, todas as roupas são elaboradas com restos da indústria da moda — ou seja, retalhos que iriam parar no lixão. Na Les Petites Nature Shop você encontra a fina flor do design local. A TEKE tem peças de cerâmica de artistas selecionados de todo o país.

⇒ Tallin é uma das paradas no roteiro dos cruzeiros da Oceania Cruises pelo Mar Báltico, onde um shuttle está disponível para fazer o trajeto do navio ao centro. Visitar a Telliskivi Creative City, com almoço no Fotografiska, é uma das excursões possíveis do roteiro. Veja os detalhes do roteiro e a matéria que escrevi sobre a viagem completa no navio Oceania Marina.

Busque hospedagem em Tallin e veja as melhores opções de voos para Estônia

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo