O que se sabe sobre atropelamento que matou uma pessoa e deixou 12 feridos em Berlim

  • Matt Murphy
  • BBC News

Carro batido na vitrine da loja

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

O veículo saiu da rua e subiu na calçada antes de bater em uma vitrine de loja

Uma pessoa morreu e pelo menos doze ficaram feridas depois que um motorista jogou o carro contra uma multidão em uma rua movimentada de Berlim.

Autoridades dizem que não está claro se o incidente, que aconteceu por volta das 10h30 no horário local (5h de Brasília), foi intencional ou um acidente.

Um porta-voz da polícia disse a repórteres que o motorista, um homem de 29 anos, foi preso no local.

O incidente ocorreu no coração da região oeste de Berlim, em uma de suas ruas comerciais mais movimentadas.

“Há pessoas gravemente feridas entre os atingidos”, disse o porta-voz da polícia Thilo Cablitz.

A polícia acrescentou que o motorista, que tem dupla cidadania alemã e armênia e mora em Berlim, foi inicialmente detido por transeuntes.

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Cerca de 130 pessoas de equipes de emergência estão no local

Testemunhas disseram que o veículo saiu da rua e avanço pela calçada até bater em uma vitrine de loja.

Imagens filmadas mostram um Renault Clio prateado colidindo com uma vitrine em uma loja de cosméticos. Há também fotos do que parece ser um corpo, coberto por cobertores, no meio da via.

Cerca de 130 pessoas de equipes de emergência estão no local, de acordo com o serviço de polícia de Berlim.

A prefeita de Berlim, Franziska Giffey, escreveu no Twitter que foi “profundamente abalada por este incidente” e disse aos moradores que “a polícia está trabalhando para esclarecer o assunto”.

“Vou ter uma ideia da situação no local ao longo do dia. Gostaria de agradecer aos mais de 130 trabalhadores de resgate pela rápida resposta e atendimento aos atingidos”, acrescentou.

O ator John Barrowman tuitou que estava por perto quando o incidente ocorreu e em um vídeo postado no local disse que o carro subiu repetidamente na calçada antes de colidir com a vitrine.

“A atuação da polícia é incrível. Eles estão limpando a área”, disse o ator. “Há helicópteros chegando agora para transportar pessoas.”

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

A polícia disse que não está claro se o episódio foi um acidente ou um ataque deliberado

Mais tarde, Barrowman disse à BBC que o carro passou por mesas de pessoas sentadas do lado de fora tomando café da manhã, antes de colidir com a vitrine.

“Foi simplesmente horrível”, disse ele. “Vi alguém sendo ressuscitado, outra pessoa sendo literalmente jogada em uma maca e colocada em uma ambulância.”

O incidente aconteceu na esquina das movimentadas ruas Rankestrasse e Tauentzienstrasse, no oeste de Berlim.

A área fica em frente à Breitscheidplatz, onde 12 pessoas foram mortas em um ataque terrorista em 2016, quando um caminhão foi deliberadamente dirigido contra uma multidão de pessoas em um mercado de Natal.

Mais tarde, o grupo que se autodenomina Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelo ataque de 2016, que foi realizado por uma pessoa que teve pedido de asilo negado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC