Organização Mundial de Saúde diz que Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global

A Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global, mas ainda é considerada uma pandemia depois de mais de três anos. O anúncio foi feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nesta sexta-feira (5).

O mais alto título de alerta da organização havia sido declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.

A decisão foi tomada devido à significativa queda no número de casos e mortes pela doença, aliada à ampla vacinação da população. “Há mais de um ano, os números da pandemia têm seguido um padrão de queda”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Essa tendência tem permitido que a maioria dos países retomem as rotinas anterior à Covid-19”.

Pelas estimativas da OMS, desde 2020, a doença matou mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo, um número que pode ser ainda mais alto.

“O Comitê de Emergência se reuniu pela 15ª vez e me recomendou que eu declarasse o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. Aceitei esse conselho. É, portanto, com grande esperança que declaro o fim da Covid-19 como uma emergência de saúde global”, disse Tedros.

O termo pandemia vai continuar a ser usado, segundo a OMS, pois a Covid-19 ainda é transmitida em larga escala em todo o mundo.

“Isso não significa que a Covid-19 acabou como uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a Covid ceifou uma vida a cada três minutos – e essas são apenas as mortes que conhecemos”, acrescentou.

Nos Estados Unidos, a pandemia deixa de ser uma emergência de saúde pública no dia 11 de maio.  (Com informações da CNN e G1)

The post Organização Mundial de Saúde diz que Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA