Os principais festivais de design e arquitetura pelo mundo

Além de ditarem as tendências mundiais, os festivais de design e arquitetura transformam as cidades que os recebem em vitrines culturais e artísticas. O principal evento do tipo no Brasil é a Semana de Design de São Paulo, que preparou o calendário a seguir com outros festivais relevantes pelo mundo – tanto para os profissionais da área quanto para os amantes do tema. Confira, a seguir:

Amsterdam Light Festival

Durante o inverno, o centro de Amsterdã recebe um percurso formado por 20 obras luminosas que são instaladas ao longo dos canais, para serem apreciadas a pé ou de barco. A 11° edição terá como tema “Imagine Beyond” e reúne peças fantasiosas. 

Quando? De 1º de dezembro de 2022 a 22 de janeiro de 2023, das 17h às 23h.

Stockholm Design Week

A Semana de Design de Estocolmo, na Suécia, terá como novidade as “City Activations”, programa que permite visitar estúdios, construções e residências de interesse. Também vale ficar de olho nas exibições virtuais via @SwedishDesignMovement, onde profissionais do design, arquitetura e moda investigam propostas de sustentabilidade através do design.

Quando? De 6 a 12 de fevereiro de 2023.

DW! Semana de Design de São Paulo

O maior festival urbano de design da América Latina chega à 12° edição. Durante nove dias, lojas, galerias, museus, shoppings, instituições de ensino e ateliês da cidade de São Paulo preparam exposições, instalações, palestras, tours e seminários para apresentar e debater as tendências de design brasileiras e mundiais.

Quando? De 11 a 19 de março de 2023.

Milano Design Week 

Paralelo ao Salão do Móvel de Milão, o FuoriSalone é considerado o evento mundial mais importante para a indústria do design. Mais de mil marcas promoverão lançamentos, palestras, exposições de arte e instalações – tudo em torno do tema “laboratório do futuro”, que pretende transformar os desafios de hoje em oportunidades. 

Quando? De 17 a 23 de abril de 2023.

NYCxDesign

A Design Week de Nova York distribui exposições coletivas por toda a cidade, muitas delas organizadas de forma independente e em locais exclusivos. 

Continua após a publicidade

Quando? De 18 a 25 de maio de 2023.

London Festival of Architecture 

Em 2023, o tema do festival de Londres é “Em Comum”. O evento pretende discutir “como criamos e moldamos o espaço que partilhamos: a nossa cidade? Como é que aproveitamos ao máximo o que temos em comum – e exploramos as coisas que não temos?”. A programação de eventos ainda será divulgada.

Quando? De 1º a 30 de julho de 2023.

Paris Design Week e Maison&Objet

Exposições e instalações tomam conta de 200 endereços participantes, onde também acontecem workshops, tours privativos e mesas redondas.

Quando? De 19 a 23 de janeiro e de 7 a 11 de novembro de 2023.

Dubai Design Week

O Dubai Design Week é o evento de arquitetura mais importante dos emirados e reafirma o compromisso de Dubai com o design. Por lá, acontecem exposições, workshops e instalações. Em 2022, o evento reuniu uma série de instalações imersivas feitas de materiais que podem ter um impacto positivo no meio ambiente. O tema de 2023 ainda não foi divulgado.

Quando? De 1º a 31 de novembro de 2023.

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo