Palácio de Versalhes reabre quartos históricos após reforma

Mudanças empolgantes aconteceram no Palácio de Versalhes durante a pandemia. A que mais chamou atenção foi provavelmente a inauguração de um hotel de luxo dentro do complexo, o Le Grand Contrôle, em junho de 2021. Mas passou quase despercebida a reforma de € 1,8 milhão, que aconteceu em algumas salas da atração e acaba de ser concluída.

Um desses espaços foi construído em 1968 pelo Rei Luís XIV para servir como uma quadra de “jeu de paume”, versão anterior ao tênis atual. Mais de um século depois, o salão viu nascer a democracia francesa: em 1789, representantes da burguesia e das classes populares juraram não deixar o recinto até terminarem de redigir a primeira constituição da França.

Palácio de Versalhes, França
O salão usado para jogar tênis e, mais tarde, escrever uma Constituição. Crédito: Palácio de Versalhes/Didier Saulnier/Divulgação

Em outro canto do palácio, os aposentos de Luís XVI voltaram a fazer parte do circuito depois de 18 meses de reforma junto com os quartos da Madame Du Barry, que era amante de Luís XV. Os responsáveis pelas restaurações tentaram fazer com que as salas parecessem quase exatamente como eram quando os Bourbon estavam no auge do seu poder e pompa, no século 18. Com as reaberturas, agora todo o andar térreo da construção pode ser visitado.

Palácio de Versalhes, França
A antessala dos domínios da Madame du Barry em Versalhes. Crédito: Palácio de Versalhes/Thomas Garnier/Divulgação
Continua após a publicidade

O Palácio de Versalhes funciona de terça-feira a domingo das 9h às 18h30. Os ingressos podem ser adquiridos no site e custam a partir de € 18.

Leia tudo sobre a França

Busque hospedagem em Paris

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo