Paris: lojas de souvenires para cair de amores

Turista raiz tem que levar um chaveirinho ou uma reprodução da Torre Eiffel? Até pode, mas se quiser um souvenir mais diferentoso, se joga nessas boutiques.

Boutique de musées

As lojas dos mais icônicos museus de Paris (Louvre, d’Orsay, Picasso, l’Orangerie, Pompidou…) estão reunidas em um único site, o Boutique de musées. E lá você tem desde o básico ímã de geladeira, passando pela ecobag da Monalisa até uma mini estátua da Vênus de Milo coloridona em versão Pop Art. Além de livros e toda papelaria possível com reproduções de quadros famosos. Mas pra oferecer àquela pessoa que vale todo o investimento: réplicas preciosas de jóias da Antiguidade.

Dá pra encontrar online, no Louvre e nos outros 14 museus da vila de Paris.

Marin Montagut

Toda a memorabilia de uma loja de souvenirs e seus cacarecos misturada ao espírito de um gabinete de curiosidades, mas com um toque vintage e autoral. O desenhista e aquarelista normando Marin Montagut recria em uma boutique-atelier o universo clichê-afetivo da França. São desenhos coloridos e criações fofas com o mood solar de eterno piquenique no parque. Toda a iconografia parisiense passa pelos pincéis de MM, sem medo de ser feliz: das cadeiras verdes dos jardins, passando pelos croissants dourados até os gatos aristocratas em suas almofadas de veludo bordeaux. E tudo pintado à mão.

Destaque para o lindo mini kit de aquarelas (porque a minha criança interior sai dali com vontade de brincar com os pincéis), e também para as echarpes temáticas de seda (da manufatura tradicional de Lyon) com ilustrações da cartografia lúdica de Paris. É pra usar no pescoço ou então enquadrar.

Até o endereço é sugestivo: Rue Madame, no 6º arrondissement. Mas também tem no Le Bon Marché Rive Gauche; saiba mais

+ Leia tudo sobre Paris

Astier de Villatte

Boutique de porcelana mais podre de chique (e cara) não há. Um crítico de decoração do The New York Times definiu a Astier de Villatte como uma licença poética: a “contracultura da porcelana”. Exagero ou não, a AdV é sim uma daquelas boutiques que mais do que vender objetos conseguiu imprimir um estilo e universo próprios. E o tratamento da porcelana é mesmo diferente, com uma textura nada fru-fru, um tipo de pátina rústica e uma estamparia que fica no limite entre o antigo e o moderno.

Tudo ali é bonito: dos incensários de camafeu ou de um gato que “fuma” baforando os incensos da casa à uma sopeira com uma carranca do Snoopy. De uma colônia “bourgoise bohème” chamada Comuna de Paris à livros sobre a Cidade Luz impressos com uma tipografia artesanal quase extinta, o linotipo.

No meio de tanta variedade fica difícil escolher, mas eu sairia com um vaso de tamanho médio em formato de bota de cowboy, uma xícara com haste em forma de anel (espia no vídeo abaixo), desenhos da canhota e rocker Lou Doillon (a filha anglo-francesa de Jane Birkin), ou com uma manteigueira encimada por um leão dourado (porque a manteiga francesa merece ser exaltada, sim).

Continua após a publicidade

Tem dois endereços, mas recomendo o da Rue de Tournon, ou rue do Sénat, em frente ao palácio de Médicis (Senado), e quase ao lado do Museu e do Jardin du Luxembourg.

L’Amour Fou

Como a própria loja se auto-define: quinquilharia moderna e maravilhas do cotidiano. L’Amour Fou é um espaço para amantes do kitsch, de coisas com cara de casa de vó ou dos delírios de uma infância passada nos anos 80. Para quem é avesso ao mundo monocromático e ao minimalismo árido. Sabe o antigo baldinho de areia vermelho? Ou a polêmica jarra em forma de abacaxi da casa de Dona Nenê em A Grande Família? É possível que você encontre por lá um objeto francês correlato. Enfim, uma espécie de loja infantil para adultos.

O mais legal são as banana bags ultra coloridas e uma réplica em porcelana montável pra colar na parede do coletivo Space Invaders (responsáveis pelas intervenções urbanas com desenhos de PAC-MAN espalhadas por Paris; veja no vídeo abaixo). Para as crianças? Mochilas assinadas (e nada de desenhos pasteurizados da Disney).

Leia tudo sobre Paris

Busque hospedagem em Paris

Veja as melhores opções de voos para a França

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo