Paris: marcas de skincare de excelência, bio e responsáveis

Há alguns anos que o skincare virou uma febre. E os mais antenados já sabem que a última tendência são cosméticos limpos e, em paralelo, a suplementação e o detox. Basicamente, este nicho cresceu porque é um contrassenso cuidar da pele enviando substâncias tóxicas para a corrente sanguínea. Além disso, à exceção de algumas marcas, o preço mais acessível em relação às grifes standards também é um fator de atração. 

A tendência “clean beauty” é personificada pela figura idealizada da “clean girl”, de pele reluzente, hábitos saudáveis e maquiagem translúcida. A vibe combina com as aspirações das parisienses, sempre em busca da “beleza natural” e “effortless” (sem esforço), mas na verdade milimetricamente pensada.

Oh My Cream!

Bio (“biô”) é a designação genérica de um produto orgânico e uma palavrinha mágica na França, país que preza muito pela agricultura ética. E a multimarcas de cosméticos bio Oh My Cream! surfou nessa predileção antiga dos franceses junto da cultura wellness global. A coisa deu tão certo que já tem uma dezena de boutiques espalhadas por Paris (e acaba de abrir a primeira em Londres). Reunindo dez grifes de cosméticos e complementos alimentares, além da grife própria (Oh My Cream), a franquia é um sucesso. E bem mais do que natureba: é eco chique!

Para um glow digno de clean girl e cheiro irresistível de riqueza, se presenteie com o leite rosa da Atelier Núbio, que convida no rótulo “Queremos uma pele de boneca”, e/ou com um dos óleos de banho deliciosos da marca suíça Suzanne Kaufmann

Onde encontrar: são 13 endereços em Paris; veja aqui

Awesome Green & Clean Beauty 

Uma outra opção de multimarcas de cosméticos limpos é a Awesome, que dispõe de outras 40 marcas. Com proposta semelhante da Oh My Cream!, mas com outra curadoria de marcas (menos conhecidas e mais artesanais). Além da variedade de cuidados, a boutique também oferece massagens faciais japonesas e outros tratamentos holísticos. 

Onde encontrar: 49, rue Saint-Georges, 75009; saiba mais

Aime 

A Aime reposicionou o mercado de suplementos de colágeno com uma comunicação voltada para mulheres (antes era mais focada nos esportistas), embalagens mais bonitas, preparo fácil e gosto agradável (recomendo a bebida de colágeno sabor mocha). 

Na loja física, templo da famosa proteína essencial para a firmeza da pele, também é possível turbinar a experiência de skincare e detox no Glow Studio (veja fotos abaixo) com massagens faciais, barra de led (luz fria que estimula a produção de colágeno) e a trendy sauna infrarouge (mais suportável que a sauna tradicional). Finalize o mini-spa se refrescando com um sorvete de cacau e colágeno e dando uma voltinha olhando as vitrines do Marais. 

Onde encontrar: 16 Boulevard des Filles du Calvaire, 75011; saiba mais

Caudalie 

A Caudalie é uma marca super querida do público francês por esta qualidade “biô” e por ser um luxo acessível. A depender da linha, os preços são bem razoáveis, além de ser fácil de encontrar em qualquer farmácia de Paris

De uma família de viticultores de Bordeaux, o negócio de cosméticos começou por acaso, após descobertas científicas dos benefícios para a pele de componentes da semente da uva, como a substância vedete, o resveratrol. 

A Caudalie também se rendeu à tendência da beleza de dentro pra fora e lançou um chá drenante e cápsulas com óleo de semente de uva – e resveratrol, claro. Sugestão de um presente sensorial certeiro: esfoliante corporal com óleo e sementes de uvas. 

So Mush Organic 

Interrupção breve nos cremes para falar sobre cafés. Dentro da linha de novas grifes de suplementos (e adaptógenos), a So Mush Organic é das mais originais. O jogo de palavras com mushroons anuncia uma mistura inédita com cogumelos. Pra quem ama e não abre mão do café e deseja um plus, ou pra quem já provou de tudo.

Onde encontrar: Na loja de departamentos Merci e também no site

Continua após a publicidade

Typologie 

A minha preferida (junto da Oh My Cream). A Typologie é uma marca francesa de cosméticos bio com preços acessíveis em comparação a outras grifes e que privilegia os ativos de ácidos naturais (como a marca norte-americana The Ordinary), mas com um tratamento mais variado de ativos (como a inglesa Aesop). 

Não tem loja física, mas em solo europeu é possível encomendar online depois de um teste diagnóstico (tem versão em inglês) seguido da indicação de um protocolo para uma rotina de skincare personalizada.

Difícil de escolher apenas alguns, mas recomendo o luxuoso esfoliante com óleo de rosa mosqueta, a máscara peeling com ácido de frutas vermelhas ou o sabonete em barra purificante de carvão vegetal. Para um presente especial: o lindo kit de 4 seruns que suprem as variações da pele nas 4 semanas no ciclo hormonal.

Onde encontrar: no site

Holidermie

A Holidermie promete um chocolate em barra mágico, com CBD (canabidiol), para o relaxamento, melhora na imunidade e uma pele radiante.

Onde encontrar: no Bon Marché Rive Gauche e na Samaritaine

L’Herboresterie de Paris 

As herboresteries são lugares onde se compra ervas medicinais, misturas para chás e cosméticos naturais. E se você é mais natureba que “biô”, a L’Herboristerie é pra você. Máscaras de argila a €5 e todos os chás possíveis em tamanho GG (incluindo uma versão drenante muito maior e mais barata que da Caudalie). O ambiente é de boticário vintage de 1920 e, além dos cosméticos naturais, é especializada em medicina alternativa, de chás à aromaterapia. 

Onde encontrar: 38 rue du Montparnasse e 30 Rue Pasquier; saiba mais

Leia tudo sobre Paris

Busque hospedagem em Paris

Veja as melhores opções de voos para a França

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo