Prêmio Nobel da Paz de 2021: quem são os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov

Journalists Maria Ressa, from the Philippines, and Dmitry Muratov, from Russia

Crédito, Getty Images

Legenda da foto,

Maria Ressa and Dmitry Muratov jointly won the 2021 Nobel Peace Prize

Os jornalistas Maria Ressa e Dmitry Muratov ganharam o Prêmio Nobel da Paz por sua “luta corajosa” em defesa da liberdade de expressão nas Filipinas e na Rússia, respectivamente.

A comissão se referiu à dupla como “representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal”.

Os vencedores do prestigioso prêmio, no valor de 10 milhões de coroas suecas (mais de R$ 6 milhões), foram anunciados no Instituto Nobel norueguês, em Oslo. Eles foram escolhidos entre 329 candidatos.

Ressa, co-fundadora do site de notícias Rappler, foi elogiada por usar a liberdade de expressão para “expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo em seu país natal, as Filipinas”.

O comitê responsável pela premiação disse que Muratov, que co-fundou o jornal independente Novaja Gazeta e foi seu editor-chefe por 24 anos, defendeu por décadas a liberdade de expressão na Rússia em condições cada vez mais desafiadoras.

“O jornalismo livre, independente e baseado em fatos serve para proteger contra abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra”, disse o comitê em um comunicado.

“Sem liberdade de expressão e de imprensa, será difícil promover com sucesso a fraternidade entre as nações, o desarmamento e uma ordem mundial melhor para ter sucesso em nosso tempo”, acrescentou.

O Prêmio Nobel da Paz se destina a homenagear um indivíduo ou organização que “fez mais ou melhor trabalho para a fraternidade entre as nações”.

Crédito, Reuters

Legenda da foto,

Em 2020, o vencedor do Nobel da Paz foi o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA)

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC