Presidente das Filipinas é criticado após beijar servidora durante evento

Presidente das Filipinas beija a boca de servidora Foto: Reprodução/YouTube/RapplerConhecido pelas declarações polêmicas e pelas políticas de linha dura, o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, foi criticado por beijar uma servidora pública do país durante um evento. Duterte fazia um discurso na Coreia do Sul quando chamou ao palco a funcionária Bea Kim, que serve o país no exterior, e pediu um selinho.

A plateia, composta na maioria por servidores filipinos, gritou eufórica. Depois do evento, a funcionária destacou à mídia local que “não houve malícia” no beijo. Contudo, um grupo de ativistas descreveu a cena como “um nojento teatro de um presidente misógino”.
Na ocasião, duas mulheres subiram ao palco e receberam uma cópia de um livro. Imagens da rede “Rappler” mostram que a dupla estava entusiasmada e nervosa por ficar ao lado do presidente. Duterte abraçou uma delas e a beijou no rosto. Em seguida, diante dos gritos da plateia, apontou para os lábios e pediu um selinho à segunda funcionária. A mulher deu uma risada nervosa e aceitou o pedido do governante.
O grupo de ativistas Gabriela frisou que o evento foi parte de um esforço para desviar a atenção das pautas importantes das Filipinas e arregimentar popularidade para Duterte, já acusado de comportamento inapropriado com mulheres em outros casos.

Fonte: Extra Online