Qatar abre para brasileiros vacinados, mas não aceita CoronaVac

Os brasileiros que já foram totalmente vacinados contra a Covid-19 com doses da Pfizer-BioNTech, AstraZeneca-Universidade de Oxford, Janssen (Johnson & Johnson) ou Moderna há pelo menos duas semanas poderão entrar no Qatar sem exigência de quarentena a partir desta segunda-feira (12). A CoronaVac, amplamente utilizada no Brasil, não foi incluída na lista porque ainda não é reconhecida pelo país do Oriente Médio.

Pelo menos 12 horas antes da chegada ao Qatar, os viajantes deverão enviar através do aplicativo Ehteraz um comprovante de vacinação com nome completo do passageiro (que deve ser igual ao do passaporte) e nome, data e lote da vacina recebida (que deve ser de uma das fabricantes aceitas). Após análise do documento, o governo enviará uma permissão de viagem a ser apresentada no check-in da companhia aérea e na imigração do Qatar.

Como os avisos serão enviados pelo aplicativo, o governo pede que todos os turistas tenham celular com acesso à internet usando SIM cards de operadoras locais, como a Ooredoo e a Vodafone, que podem ser adquiridos na chegada ao país.

Adicionalmente, todos os passageiros deverão apresentar resultado negativo para dois exames do tipo RT-PCR: o primeiro realizado até 72 horas antes do voo saindo do Brasil e o segundo, na chegada ao país do Oriente Médio.

O governo do Qatar não abriu exceções para menores de idade vindos de países que integram uma lista vermelha de risco de Covid-19, como é o caso do Brasil. Por esse motivo, as crianças e os adolescentes, que ainda não começaram a ser vacinados no Brasil, não poderão entrar no Qatar sem antes cumprir quarentena. As informações completas estão disponíveis no site oficial do Ministério da Saúde o Qatar.

A partir de agosto, a Qatar Airways vai operar dois voos diretos entre São Paulo e Doha, que junto com Al Khor, Al Rayyan, Al Wakrah e Lusailuma é uma das sedes da Copa do Mundo de 2022. Nos últimos meses, Doha se consagrou como o aeroporto de conexão mais comum para os brasileiros que vão às Ilhas Maldivas, abertas para o turismo desde julho de 2020.

  • Leia tudo sobre o Qatar

    Busque hospedagem no Qatar

    Continua após a publicidade
    Publicidade

    Fonte: Viagem e Turismo