Qatar: regras e roupas para visitar o país da Copa do Mundo

O Qatar é o primeiro lugar do Oriente Médio a receber uma Copa do Mundo e, embora esteja mais para Emirados Árabes do que para Arábia Saudita nos costumes, é um país islâmico e tem hábitos rígidos para os padrões ocidentais. Autoridades locais já anunciaram que pretendem afrouxar as rédeas para os visitantes que forem assistir a Copa do Mundo, mas é preciso estar atento. Manifestações públicas de afeto, andar sem camisa ou consumir bebida alcoólica não combinam com países muçulmanos e no Qatar não seria diferente.

Uma das leis mais severas que tem preocupado a opinião pública é a que proíbe relações entre pessoas do mesmo sexo. No ano passado, o presidente do comitê da Copa do Mundo 2022, Nasser Al-Khater, afirmou em entrevista à CNN que o país receberá bem todos os estrangeiros, inclusive a comunidade LGBTQIA+.

“A versão de que as pessoas não se sentem seguras aqui não é real. Eu já disse isso e digo novamente, todos são bem-vindos e se sentirão seguros aqui. O Qatar é um país tolerante, acolhedor e hospitaleiro. Somos muito mais modestos e conservadores e é isso que pedimos aos torcedores que respeitem. Respeitamos as diferentes culturas e esperamos que outras culturas respeitem a nossa”, declarou Nasser.

Pequeno gigante

O Qatar é um pequeno país localizado na Península Arábica e faz fronteira com a Arábia Saudita. Embora seja um dos menores países do mundo – tem aproximadamente o tamanho de Sergipe e possui cerca de 2 milhões de habitantes – é gigante quando se fala em desenvolvimento, modernidade e infraestrutura. Graças à exportação de gás natural e petróleo, o antigo protetorado britânico se tornou um dos países mais ricos do planeta, com um PIB per capta que supera o da Suíça e dos Estados Unidos.

Com uma cartela de atrações luxuosas que se assemelham aos Emirados Árabes Unidos, o Qatar tem investido para ser reconhecido como um centro cultural, educacional e tecnológico. O país foi o primeiro do mundo a adotar o 5G, oferece ampla cobertura wi-fi gratuita em locais públicos e abriga uma gama de shoppings, museus, restaurantes e parques modernos. Além disso, 85% da população é composta de expatriados, o que imprime alguma tolerância nos costumes e acaba propiciando a formação de bolhas, com pessoas de uma mesma nacionalidade convivendo mais intensamente. Confira a seguir algumas regras e restrições que vigoram no Qatar:

1 – Cuidado com carinhos em público

Se para para muitos de nós manifestações como beijos e abraços são coisas corriqueiras, mesmo entre desconhecidos, no Qatar a  manifestação de afeto em público não é bem visto. O código penal do país enquadra beijos, abraços e apertos de mãos entre pessoas do sexo oposto como atos obscenos.

2 – O consumo de bebidas alcoólicas é proibido

A combinação entre álcool e futebol é quase sagrada entre os brasileiros, mas no Qatar o consumo em público é proibido. Além disso, apenas estabelecimentos designados pela FIFA ou pelo governo catarense terão permissão para a comercialização. Nos estádios, não haverá venda de bebidas alcoólicas, já nas áreas chamadas hospitality, onde estarão os torcedores VIP e SuperVIP, as vendas deverão acontecer. Fora dos estádios, as bebidas poderão ser consumidas em horários estipulados nas fan zones – espaços fechados da FIFA específicos para torcedores.

Continua após a publicidade

3 – Regata e calça rasgada, nem pensar

Como em qualquer país muçulmano, no Qatar a religião também dita o estilo de vida da população, influenciando hábitos cotidianos e até as vestimentas. Vistantes homens não podem, em público, exibir peitoral e coxas. Para as mulheres, o indicado são saias abaixo do joelho, camisetas e nada de decotes, mini-blusas, transparências ou roupas justas.

4 – Relações LGBTQIA+

No Qatar, relações entre pessoas do mesmo sexo são ilegais e podem ser punidas com até sete anos de prisão. Ainda assim, Nasser Al-Khater, presidente do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2022, afirmou que os torcedores da comunidade LGBTQIA+ são bem-vindos ao país, mas atos de carinho em público serão mal vistos, tanto entre torcedores héteros quanto homossexuais.

5 – Cuidados com as fotografias

Filmar e fotografar pessoas sem autorização é crime no Qatar. A regra se estende para imagens de policiais e edifícios militares, o que pode levar à prisão. Jornalistas que viajam a trabalho precisam de uma licença fornecida pela Agência de Notícias do Qatar (QNA).

Regras de entrada

Quem fez o esquema de vacinação completo com duas doses da Pfizer, Astrazeneca, Moderna ou dose única da Janssen deve apresentar um RT-PCR negativo antes de embarcar. Quem tomou Coronavac também deverá apresentar um RT-PCR negativo e ainda fazer um teste de antígeno na chegada em Doha.

Leia tudo sobre o Qatar

Busque hospedagem no Qatar

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo