Rainha Elizabeth 2ª não fará discurso de abertura do Parlamento pela primeira vez em 59 anos

  • Sean Coughlan
  • Correspondente real

A rainha Elizabeth na sessão de abertura do Parlamento britânico no ano passado

Crédito, Chris Jackson

Legenda da foto,

A rainha Elizabeth na sessão de abertura do Parlamento britânico no ano passado

A rainha Elizabeth 2ª não fará o discurso de abertura do Parlamento britânico pela primeira vez em 59 anos.

Apenas duas vezes a monarca deixou de participar da cerimônia no seu reinado de 70 anos – as ocasiões foram em 1959 e 1963, anos em que ela estava grávida, respectivamente, dos príncipes Andrew e Edward.

O Palácio de Buckingham anunciou que o discurso será feito pelo príncipe Charles. A sessão serve para definir os planos do Legislativo.

A rainha, de 96 anos, tem problemas de mobilidade e teve que cancelar várias aparições públicas recentes.

Havia a expectativa de a rainha comparecer à cerimônia deste ano em Westminster.

O palácio divulgou em um comunicado que “problemas de mobilidade episódicos” impedem a ida ao evento, uma decisão em consulta com seus médicos.

De acordo com Buckingham, Elizabeth decidiu relutantemente não comparecer.

Crédito, Chris Jackson

Legenda da foto,

Elizabeth 2ª deixou de fazer os discursos de abertura do Parlamento apenas duas vezes em seu reinado

A rainha já se ausentou de cerimônias na Páscoa passada, incluindo o tradicional serviço religioso Royal Maundy. Além disso, houve o anúncio de que ela não participaria das festas no jardim real neste ano.

A cerimônia de ação de graças para o príncipe Philip em março, evento em tributo ao marido, que morreu no ano passado, foi a única aparição pública fora de suas residências reais neste ano.

A Abertura do Parlamento marca o início do ano legislativo britânico. O discurso da rainha, lido pela monarca, como chefe de Estado, indica a agenda do governo e as leis que serão introduzidas.

Nas duas vezes anteriores em que Elizabeth não pôde participar, o discurso foi proferido pelo Lorde Chanceler. A incumbência neste ano estará com o Príncipe de Gales.

Houve adaptações nas cerimônias dos últimos anos – a rainha não usou a pesada coroa imperial do Estado ou as vestes cerimoniais. No ano passado, por causa das restrições do Covid, o evento teve que ter sua escala reduzida.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC