Rei Charles 3º: as novas moedas com efígie do monarca que devem entrar em circulação no Reino Unido

  • Kevin Peachey
  • BBC News

Novas moedas com o rei Charles

Crédito, PA Media

Legenda da foto,

O novo retrato foi criado com base em fotos do monarca

Novas moedas com o retrato do rei Charles 3º foram reveladas no Reino Unido — a de 50 centavos de libra esterlina, moeda local, entra em circulação geral dentro de algumas semanas.

A BBC News deu uma espiada na moeda de 50 centavos e também na edição comemorativa de 5 libras, que exibem uma imagem do rei criada pelo escultor britânico Martin Jennings.

As moedas seguem séculos de tradição, com o monarca retratado agora virado para a esquerda — lado oposto ao que estava virado o antecessor, a rainha Elizabeth 2ª.

Tal como os reis britânicos passados, e diferentemente da rainha, ele não é retratado usando coroa.

O rei Charles aprovou pessoalmente a efígie — e ficou satisfeito com a semelhança.

As moedas comemorativas serão vendidas para colecionadores pela The Royal Mint, a Casa da Moeda britânica, a partir do início da próxima semana.

Já a moeda de 50 pence (50 centavos de libra) estará disponível para uso geral bem antes do fim do ano, sendo distribuída de acordo com a demanda de bancos, sociedades de crédito imobiliário e postos de correio.

Elas vão circular em paralelo com as 27 bilhões de moedas do reinado da falecida rainha Elizabeth 2ª, que ainda serão aceitas no comércio.

Anne Jessopp, executiva-chefe da The Royal Mint, afirma que as moedas geralmente duram 20 anos, então as moedas da rainha Elizabeth e do rei Charles vão ficar em circulação juntas por muitos anos.

A partir do início do ano que vem, serão cunhadas moedas de 1 centavo a 2 libras, que os britânicos usam no dia a dia, com a mesma imagem do rei Charles 3º. Elas serão emitidas quando necessário para substituir moedas antigas danificadas e desgastadas — e para cobrir qualquer demanda extra.

“As pessoas não devem se preocupar se tiverem moedas com a rainha. Vamos manter essas moedas em circulação”, diz Jessopp.

“Estamos vendo gente mudando para diferentes formas de pagamento, mas as pessoas também gostam de usar moedas por vários motivos diferentes”.

Crédito, PA Media

Legenda da foto,

O rei Charles aprovou pessoalmente o design

O retrato oficial foi concebido para dar uma aparência acessível ao rei, e o mesmo vale para a inscrição.

Monarcas britânicos anteriores foram designados na inscrição da moeda usando a versão em latim do seu nome. No entanto, as novas moedas exibem Charles III, em vez de Carolus.

A inscrição completa em torno da efígie é: “CHARLES III • D • G • REX • F • D • 5 POUNDS • 2022”, abreviado do latim, que pode ser traduzido como “Rei Charles 3º, pela graça de Deus, defensor da fé” .

O reverso da nova moeda comemorativa de 5 libras mostra dois novos retratos da rainha — de jovem monarca a longeva chefe de Estado.

Na moeda de 50 centavos, o reverso é uma cópia do desenho usado na moeda de 1953 para comemorar a coroação de Elizabeth 2ª.

Crédito, PA Media

Legenda da foto,

O reverso das duas moedas do rei fazem uma homenagem à falecida rainha Elizabeth 2ª

O retrato do rei Charles é o primeiro desenho de moeda criado por Martin Jennings, mas suas esculturas públicas incluem os poetas John Betjeman, na estação St Pancras, em Londres, e Philip Larkin, em Hull.

Ele usou fotografias para criar o design, em vez do rei posar para um retrato específico.

“É o menor trabalho que já criei, mas é uma honra saber que será visto e mantido por pessoas de todo o mundo nos próximos séculos”, afirma.

As moedas serão cunhadas na sede da Royal Mint, em Llantrisant, no País de Gales, para onde a Casa da Moeda — a empresa mais antiga da Grã-Bretanha — se mudou em 1967 para atender o processo de decimalização.

Antes da decimalização, era comum que as pessoas tivessem moedas com diferentes monarcas em seus bolsos.

Uma série de moedas para celebrar a vida e o legado da rainha Elizabeth, incluindo a de 5 libras, será colocada à venda pela Royal Mint na segunda-feira.

O que é a Royal Mint?

– É uma das empresas mais antigas do mundo, tendo lançado sua primeira moeda no final do século 9, durante o reinado de Alfred, o Grande;

– A Casa da Moeda funcionou dentro da Torre de Londres durante a maior parte de sua existência, mas desde o final da década de 1960 tem como sede Llantrisant, em Rhondda Cynon Taf, no País de Gales;

– A instalação atual foi inaugurada pela rainha Elizabeth 2ª em 17 de dezembro de 1968, bem a tempo da enorme tarefa de substituir as bilhões de moedas em circulação diante da decimalização;

– Existem mais de 27 bilhões de moedas em circulação no Reino Unido, com a Casa da Moeda emitindo cerca de um bilhão de novas moedas todos os anos — embora esse número flutue.

Separadamente, as pessoas estão sendo orientadas a verificar se têm algumas notas de dinheiro antigas em casa, uma vez que serão retiradas de circulação neste fim de semana.

A partir de sábado, as lojas não podem mais aceitar cédulas de 20 libras com o retrato de Adam Smith; e de 50 libras com Matthew Boulton e James Watt.

Além dessas notas do Bank of England, o banco central britânico, notas de 20 e 50 libras emitidas pelo Clydesdale Bank, Royal Bank of Scotland e Bank of Scotland também serão retiradas de circulação na mesma data.

As notas de 20 libras emitidas pelo Bank of Ireland, AIB Group, Danske Bank e Ulster Bank na Irlanda do Norte também vão sair de circulação.

Quem perder o prazo ainda poderá trocar as notas antigas no banco.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC

Marcações: