Renda básica universal de quase $2 mil por mês é testada pela primeira vez na Inglaterra

Trinta pessoas na Inglaterra começarão receber em breve um pagamento de £ 1.600 (US$ 1.983) por mês como parte de um teste de renda básica universal criado pelo instituto independente de pesquisa Autonomy. Os participantes receberão a quantia fixa mensal sem precisar cumprir nenhuma condição e serão observadas para entender os efeitos da renda mínima garantida em suas vidas.

Will Stronge, diretor de pesquisa da Autonomy, explicou o valor de £ 1.600: “Esta é uma quantia substancial. A renda básica universal geralmente cobre as necessidades básicas das pessoas, mas queremos ver que efeito esse montante fixo incondicional tem sobre a saúde mental e física dos participantes, independentemente de optarem por trabalhar ou não”, disse.

Um grupo separado que não receberá o dinheiro todos os meses será monitorado por meio de entrevistas individuais, grupos focais e questionários para entender a diferença entre as duas experiências.

O conceito de renda básica universal (Universal Basic Income – UBI, em inglês) é discuto há tempos em países de todo o mundo como uma forma de aliviar a pressão sobre os sistemas de seguridade social e diminuir a pobreza. Isso tem sido especialmente pertinente desde a pandemia de Covid-19 e as pressões associadas ao custo de vida que ainda afetam as pessoas em todo o globo.

“Nossa sociedade vai exigir alguma forma de renda básica nos próximos anos, devido à mudanças climáticas, avanços tecnológicos e transição industrial que temos pela frente. É por isso que construir a base de evidências e o envolvimento do público agora é tão importante, para que o terreno esteja bem preparado para a implementação nacional”, disse Stronge.

Pilotos semelhantes já estão em andamento em outros países. No País de Gales, o governo descentralizado está administrando um esquema de pagamento de £ 1.600 por mês durante dois anos para jovens que deixam os orfanatos. Os resultados ainda estão em análise.

Nos Estados Unidos, o conceito ganhou força depois que o ex-candidato presidencial democrata Andrew Yang, que agora é copresidente do Forward Party, sugeriu dar a cada americano $1 mil por mês.

Os bilionários Mark Zuckerberg, Elon Musk e Richard Branson também se manifestaram a favor do UBI. Tanto Musk quanto Branson disseram que o surgimento da inteligência artificial e o impacto que ela terá nos empregos é uma das principais razões pelas quais eles acreditam que o UBI é necessário.

Os críticos, no entanto, dizem que o UBI seria muito caro e, portanto, insustentável ou que o dinheiro do governo pode ser gasto de forma mais eficiente por meio de outras medidas de apoio social. O declínio da produtividade também é uma preocupação, pois alguns acreditam que as pessoas não teriam motivação para trabalhar se recebessem dinheiro sem compromisso.

The post Renda básica universal de quase $2 mil por mês é testada pela primeira vez na Inglaterra appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA