Tempestade tropical Bret avança no Atlântico e deve atingir ilhas do Caribe até o final da semana

A tempestade tropical Bret se formou no Atlântico central nesta terça-feira (20) e continua se movendo para o oeste. De acordo com o National Hurricane Center (NHC), por volta de 11 am, a tempestade registrava ventos máximos sustentados de 40 mph. Segundo os meteorologistas, fortes chuvas e rajadas de vento devem atingir as Pequenas Antilhas, no mar do Caribe, até quinta-feira (22).

“Mas não se espera que a tempestade se torne um raro furacão de junho, como se pensava anteriormente”, declarou o centro nacional de furacões. “A previsão da intensidade de Bret foi diminuída, ainda permitindo a possibilidade de algum fortalecimento, mas mantendo o sistema abaixo da força do furacão”, afirmaram as autoridades. Embora menos intenso, seu impacto ainda será sentido. “Prevê-se que Bret atravesse as ilhas até o final da semana, trazendo risco de inundações devido a fortes chuvas, ventos fortes e ondas perigosas ao longo da costa”, declarou o NHC.

Prevê-se de 4 a 6 polegadas de chuva, com quantidades isoladas de até 10 polegadas para partes das Pequenas Antilhas de Guadalupe a Santa Lúcia. Quantidades de chuva de até 4 polegadas estão previstas para Barbados, São Vicente e Granadinas. “As fortes chuvas podem levar a inundações repentinas, especialmente em áreas de terreno mais alto. Inundações urbanas isoladas também são possíveis”, alertou o centro de furacões.

Ainda pode haver algumas mudanças na previsão, e o centro de furacões está pedindo aos residentes das Pequenas Antilhas, Porto Rico e Ilhas Virgens que monitorem as atualizações das previsões.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica está prevendo uma temporada de furacões média quando se trata do número de tempestades. Está prevendo de 12 a 17 tempestades nomeadas, cinco a nove furacões e até quatro grandes furacões – que é uma tempestade de categoria 3 ou superior.

Se Bret tivesse se tornado um furacão, seria considerado uma raridade. O primeiro furacão geralmente não se forma até meados de agosto, de acordo com o centro de furacões.

The post Tempestade tropical Bret avança no Atlântico e deve atingir ilhas do Caribe até o final da semana appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA