Terremoto na Indonésia mata pelo menos 162 pessoas, maioria crianças

Pelo menos 162 pessoas morreram em decorrência de um terremoto de magnitude 5,6 que atingiu a principal ilha de Java, na Indonésia, no final da tarde desta segunda-feira (21), provocando deslizamentos de terra e desmoronamento de edifícios.

Segundo declaração de Ridwan Kamil, governador de Java Ocidental, o terremoto provocou deslizamentos de terra e desmoronamento de edifícios. “A maioria das pessoas mortas são crianças”, disse ele. Imagens da cidade de Cianjur mostraram um prédio escolar com o telhado desabado, bem como casas bastante danificadas onde as paredes de tijolos foram derrubadas.

Em um hospital local, sobrecarregado com o número de vítimas, os feridos foram tratados do lado de fora, alguns deitados em colchões ou cobertores no chão enquanto recebiam os primeiros cuidados.

O general Suharyanto, chefe da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (BNPB), disse que o hospital próximo de Sayang ficou sem energia após o terremoto, dificultando os esforços para tratar as vítimas, e que mais equipes médicas são necessárias.

Mus Mustopa, que mora em Padaluyu, um vilarejo em Cianjur, disse à Kompas TV da Indonésia que ajudou uma família a recuperar o corpo de uma mulher de 80 anos que morreu no terremoto. Tudo aconteceu muito rápido, disse ele. “De repente vi casas reduzidas a escombros e pessoas correndo desesperadas.”

A Indonésia é um país especialmente vulnerável a terremotos por causa de sua posição no “Círculo de Fogo” do Pacífico, a zona mais sísmica e vulcânicamente ativa do mundo.

Os esforços de resgate devem se estender por dias na ilha de Java, na Indonésia.

Fonte: AcheiUSA