Trens rápidos farão trajeto entre Lisboa e Porto em 1h15

O caminho entre os dois destinos queridinhos de Portugal, Porto e Lisboa, vai ficar mais rápido. O governo português anunciou a construção de uma nova linha de trem de alta velocidade que conectará Porto à Lisboa em apenas uma hora e quinze minutos. Atualmente, a mesma viagem no trem Alfa Pendular leva duas horas e quarenta e nove minutos.

As novas linhas de alta velocidade fazem parte do  Plano Nacional de Investimentos 2030 de Portugal e, segundo o Ministério das Infraestruturas, a novidade pretende aumentar a capacidade e competitividade do sistema ferroviário, alargar a conectividade territorial do país e promover a descarbonização do setor dos transportes. Na Europa existe um movimento forte da sociedade civil que busca reduzir as viagens de avião, o que tem feito aumentar as iniciativas voltadas aos deslocamentos por trem e ônibus.

O cronograma apresentado pelo governo português indica que a construção da nova linha entre Porto e Lisboa iniciará em 2024 e será dividida em três fases ajustadas à capacidade financeira do país: a primeira, prevista para inaugurar em 2028, conectará Porto e Soure, e o percurso até a capital portuguesa será de 1h59. Na fase dois, a linha chegará até Carregado e a viagem até Lisboa levará 1h19, com previsão de início em 2030. Por último, ainda em 2030, haverá uma pequena alteração no trajeto, conectando Porto e Lisboa em uma hora e quinze minutos. Veja nos mapas:

Mapa trem Porto Lisboa Portugal
Mapa identifica o trajeto e tempo nas três fases de construção do trem. Ministério de Infraestruturas de Portugal/Divulgação

A nova linha estará conectada com a ferrovia já existente e as estações do percurso serão reformadas e adaptadas para receberem os novos trens. Além disso, a obra prevê a construção de uma nova estação em Vila Nova de Gaia, na área metropolitana do Porto.

trens lisboa-porto, portugal
Interação dos novos trens com as estações já existentes. Ministério de Infraestruturas de Portugal/Divulgação

Até a Espanha

O governo português também anunciou a construção de uma linha de trem de alta velocidade que ligará Porto à Vigo, no norte da Espanha, região da Galícia. Também serão construídas no Porto três novas estações no Aeroporto Francisco Sá Cerneiro e também em Braga e Valença (ao norte de Portugal, na fronteira com a Espanha). As obras serão iniciadas em 2026 com previsão de conclusão em 2030. A nova linha pretende reduzir o percurso do trajeto em mais de duas horas e meia. Atualmente, ir do Porto até Vigo de trem leva três horas e vinte e dois minutos, a nova linha pretende fazer o percurso em 48 minutos.

Continua após a publicidade
mapa trem porto e viga, portugal e espanha
Mapa da linha que ligará Porto a Vigo. Ministério de Infraestruturas de Portugal/Divulgação

Leia tudo sobre Portugal.

Busque hospedagem em Portugal.

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Fonte: Viagem e Turismo