Tsunami deixa centenas de mortos na Indonésia

Tsunami deixa centenas de mortos na Indonésia

O Tsunami ocorreu nas ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia.

Pelo menos 222 pessoas morreram por causa de um tsunami nas ilhas de Java e Sumatra, na Indonésia. Acredita-se que um deslizamento de terra tenha sido causado pelo vulcão em erupção Anak Krakatu, de acordo com autoridades e veículos de mídia neste domingo, dia 23.

Centenas de casas e outros prédios foram “fortemente danificados” quando o tsunami surgiu quase sem aviso ao longo do estreito de Sunda na noite de sábado, disse o porta-voz da agência de mitigação de desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

Milhares de moradores foram forçados a fugir para terrenos mais altos. Até 10:40 GMT, a agência de catástrofes elevou o número de mortos para 222, de 168 anteriormente, com 843 feridos e 28 desaparecidos.

Imagens de TV mostraram os segundos em que o tsunami atingiu a praia e áreas residenciais em Pandeglang, na ilha de Java, arrastando consigo vítimas, destroços e grandes pedaços de madeira e metal.

Moradores da região costeira relataram não terem visto ou sentido nenhum sinal de alerta, como um recuo das águas ou um terremoto, antes que ondas de 2 a 3 metros de altura chegassem à costa, de acordo com a mídia.

Autoridades disseram que uma sirene de alerta disparou em algumas áreas.

Tsunami de 2004

O momento do tsunami, durante os feriados de Natal, evocou lembranças de um tsunami no Oceano Índico desencadeado por um terremoto em 26 de dezembro de 2004, que matou 226 mil pessoas em 14 países, incluindo mais de 120 mil na Indonésia. Com informações da Reuters.

Relacionada:

Indonésia: número de mortos passa de 800 após terremoto e tsunami

O post Tsunami deixa centenas de mortos na Indonésia apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News