Ucrânia muda feriado de Natal em esforço para ‘abandonar heranças russas’

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assinou na sexta-feira (28) uma lei mudando a data do feriado de Natal no país de 7 de janeiro, como é celebrado na Igreja Ortodoxa Russa, para 25 de dezembro, seguindo o calendário gregoriano. A nota explicativa anexada à lei disse que seu objetivo é “abandonar a herança russa”, incluindo a de “impor a celebração do Natal” em 7 de janeiro.

A Igreja Ortodoxa Russa, que reivindica soberania sobre a Ortodoxia na Ucrânia, e algumas outras igrejas Ortodoxas Orientais, continua a usar o antigo calendário juliano. O Natal cai 13 dias depois nesse calendário do que no calendário gregoriano usado pela maioria das igrejas e grupos seculares. Zelensky citou a “luta incansável e bem-sucedida dos ucranianos por sua identidade” e “a desejo de todos os ucranianos de viver suas vidas com suas próprias tradições e feriados”.

A Igreja Católica adotou pela primeira vez o calendário gregoriano moderno, considerado astronomicamente mais preciso, no século XVI. Desde então, protestantes e algumas igrejas ortodoxas alinharam seus próprios calendários com o objetivo de calcular o Natal e a Páscoa.

The post Ucrânia muda feriado de Natal em esforço para ‘abandonar heranças russas’ appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA