Um château para chamar de seu nos arredores de Paris

Pode parecer estranho para um visitante que 46% da população de Paris queira deixar uma das cidades mais desejadas do mundo. O fator custo e qualidade de vida são as principais queixas para um novo movimento migratório da cidade para o campo, de cerca de 12 mil habitantes por ano. Estar nas cidades satélites e próximas é unir o melhor dos dois mundos para um parisiense de classe média que luta contra a alta de preços dos imóveis e sonha com a vida mais tranquila da província. O movimento de fuga da urbe já contabiliza 4,5 milhões de parisienses que desde os anos 1970 transitam entre a capital para trabalhar e o interior para morar. Esse ir e vir foi recentemente batizado como “Les Paruraux”: metade parisienses, metade rurais.

E é nesse enclave entre a linda, mas onerosa Paris, e as paisagens do campo aspiradas pelos moradores da frenética capital da França que está localizado um château e camping charmoso e cheio de histórias. De uma família franco-brasileira, o Domaine du Château Vert é pra você que está indeciso entre Paris e Provence. Mas porquê não ter os dois? A hospedagem fica na cidadezinha de Houdàville a uma hora de Paris pelo TGV. Quer dizer, você pode escolher acordar com vista para o lago cheio de patinhos fofos, tomar café com croissant embaixo de uma árvore frondosa ouvindo o canto dos passarinhos e em seguida ir visitar a Monalisa sem pegar trânsito. Ir visitar Paris, mas hospedada em um spa? Sim, é possível.

A antiga casa familiar de agricultores e paisagistas da região da Picardia, o Domaine du Château Vert de 1826 é de propriedade da simpática família Lanthiez e foi recentemente restaurada sob o comando da caçula, Paula Lenthiez, uma agrônoma carioca da gema amante da natureza, de rodas de samba e de chorinho. A reforma capitaneada pela Paula foi detalhista, com peças e móveis de garimpo e o respeito pelo patrimônio histórico. Ela buscou reproduzir a história do château, que conta com grandes salões e chambres d’hôtes (quartos) decorados com o nobre e sóbrio estilo Directoire, e batizados com nomes de mulheres francesas marcantes da história: Edith Piaf, Coco Chanel, Joséphine Baker, Brigitte Bardot e Simone de Beauvoir. Uma dúvida boa para se ter porque um é mais bonito que o outro.

Passar algumas noites no château é uma experiência imersiva na França profunda, uma oportunidade pra relaxar entre as muitas opções de Paris e uma viagem no tempo, e tudo isso sem perder a descontração e hospitalidade brasileiras. Além dos quartos do château, o Domaine tem 40 mil hectares de natureza selvagem e chalés e bangalôs de tamanhos diferentes com jacuzzis com vista para o lago próprio para banho e onde também se pode pescar. É o lugar ideal pra relaxar com a família, fazer piquenique e fogueira, e ao mesmo tempo ter as dicas mais pessoais e em português com a família franco-brasileira, que também se divide entre o interior e Paris.

Continua após a publicidade

O château também é perfeito para você que procura por lugares instagramáveis ou busca um lugar romântico para um evento especial. Tudo isso com ótimo custo benefício e dentro da tendência parisiense de buscar cada vez mais a calmaria de uma pequena cidade e o contato com a natureza. Pronto pra um chocolate quente pertinho de uma lareira aconchegante em uma château do século 19?

Leia tudo sobre Paris

Busque outras opções de hospedagem em Paris e veja os melhores voos

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Continua após a publicidade

Fonte: Viagem e Turismo

Marcações: