‘Jesus Lizard’, nova espécie invasora ganha terreno na Flórida e ambientalistas pedem ajuda dos moradores

Moradores da regiões sul e central da Flórida estão sendo encorajados a identificar e denunciar a presença de um certo tipo de iguana não nativa, em suas áreas residenciais. O alerta foi feito pelo UF Institute of Food and Agricultural Sciences (UF/IFAS). O nome científico da espécie é Brown Basilisk, mas recebeu o apelido de Jesus Lizard, por conta sua habilidade de correr por vários metros sobre a água quando assustados ou perseguidos por um predador.

Originários das regiões costeiras que vão do México ao Panamá, algumas vezes, os pequenos répteis também são comparados com o dinossaura velociraptor, em versão miniatura.  Assim como a maioria das criaturas invasoras na Flórida, acredita-se que os Brown Basilisk tenham chegado aos Sunshine State por meio do comércio clandestino de bichos exóticos e, por alguma razão, acabaram soltos na natureza por seus donos.

Segundo os cientistas, eles se reproduzem rapidamente e a área onde eles estão ganhando mais terreno vai de West Palm Beach a Orlando.

Os estudiosos estão analisando os hábitos alimentares desses animais para tentar controlar futuros desequilíbrios ao ecossistema nativo. “Ainda não sabemos muito sobre os impactos dessas iguanas no meio ambiente. Não sabemos o suficiente sobre sua dieta e reprodução, mas, felizmente, temos  pesquisadores dedicados estudando essas questões”, disse Ken Gioeli, um agente de recursos naturais e meio ambiente da UF/IFAS.

Ao avistarem um Brown Basilisk, os residentes são encorajados a tirar fotos com seus celulares e fazerem o upload no aplicativo  IveGot1, ou pelo website eddmap.com. 

The post ‘Jesus Lizard’, nova espécie invasora ganha terreno na Flórida e ambientalistas pedem ajuda dos moradores appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA

Marcações: