Juiz da Califórnia cancela política de asilo de Biden na fronteira 

O juiz federal da Califórnia, Jon Tigar, cancelou, na terça-feira (25), a política de asilo atualmente implementada pelo governo Biden na fronteira dos Estados Unidos com o México. Tigar, que foi nomeado pelo ex-presidente Barack Obama, classificou a nova regra como “inválida”.

A nova medida, implementada após o fim da Title 42 em maio, dá poderes ao governo para deportar sumariamente imigrantes que não se enquadram no perfil para conseguir asilo. Além disso, eles ficam impedidos de entrar no País por cinco anos. Pela regra atual, o imigrante tem que marcar um horário por meio de um aplicativo com agentes que ficam na fronteira ou precisam provar que já tentaram asilo em outros países, como o México, antes de solicitar a proteção nos Estados Unidos. 

O juiz deu 14 dias para que as novas regras sejam canceladas, o que dá ao governo Biden tempo para recorrer à Suprema Corte.  “Esta regra atual não pode continuar a ser aplicada”, disse o magistrado. O Departamento de Justiça dos EUA já apelou contra a decisão.

Redução do número de imigrantes na fronteira

A travessia ilegal de imigrantes pela fronteira dos Estados Unidos com o México teve a maior queda em dois anos, segundo dados do U.S. Customs and Border Protection (CBP). Em junho, 99.545 indivíduos foram apreendidos, número não registrado desde fevereiro de 2021. Em maio, 204.506 pessoas foram presas na fronteira.

De acordo com o CBP, a redução se deve ao fim da medida sanitária Title 42, que acabou em 11 de maio, e que dificultou ainda mais as solicitações de asilo. “Nossos esforços para conter os imigrantes com a Title 8 (que está sendo contestada na Justiça) aliada a caminhos legais para facilitar processos imigratórios, colaboraram para essa redução significativa, não vista há dois anos. Continuamos atentos”, disse o agente do CBP, Troy Miller.

The post Juiz da Califórnia cancela política de asilo de Biden na fronteira  appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA