Juiz da Flórida determina que decisão sobre o uso de máscaras cabe às escolas

Distritos escolares da Flórida estão autorizados a exigir o uso de máscaras pelos alunos e o Estado não poderá puni-los por isso. A decisão é do juiz John Cooper, do Leon County Circuit, e foi proferida nesta quarta-feira (8).

O juiz argumenta que o governo não tem autoridade para impedir que os distritos escolares exijam o uso de máscaras. “É indiscutível que a variante Delta é muito mais contagiosa e as crianças estão mais suscetíveis ao vírus do que estavam há um ano”, disse o juiz.

Na semana passada, o governador Ron DeSantis determinou o corte de verbas a distritos escolares do condado de Broward e Alachua por não obedecerem às ordens do Estado e exigirem o uso de máscaras pelos alunos.

No fim de julho, o governador Ron DeSantis assinou uma regra executiva na qual deixa a cargo dos pais, e não das escolas, a decisão de usar a cobertura facial.

Os distritos escolares de Broward e Alachua foram os primeiros a ignorar a regra estadual e criar seus próprios protocolos de saúde para os alunos que retornavam à escola após o período de férias. Vários outros distritos seguiram a mesma linha.

Na época, o distrito de Broward , o segundo maior da Flórida, chegou a retirar exigência de máscara temendo o corte de verbas. Mas voltou atrás diante do aumento de crianças contaminadas pela variante Delta da covid-19 na região.

Fonte: AcheiUSA