Juiz proíbe governo Biden de aplicar regra de expulsão imediata de imigrantes na fronteira

O juiz federal Emmet Sullivan, do Tribunal do Distrito de Columbia, suspendeu nesta quarta-feira (16), por pelo menos cinco semanas, uma medida implementada recentemente pelo presidente Joe Biden que expulsa imediatamente o imigrante que tente entrar nos EUA sem visto. O Título 42, como o decreto ficou conhecido, foi criado no início da pandemia de covid-19 pelo ex-presidente Donald Trump como uma norma de saúde pública. Em seu parecer, Sullivan disse que a regra estava sendo usada de maneira “arbitrária e caprichosa”, e que isso não poderia continuar.
O juiz reconheceu que a decisão pode acarretar uma avalanche de indivíduos tentando cruzar a fronteira clandestinamente, e que o prazo de cinco semanas dará ao governo tempo necessário de elaborar uma nova estratégia.
Geralmente, quando um imigrante ilegal e preso no lado americano da fronteira, ele permanece no país enquanto aguarda o processo de asilo. A resolução do presidente democrata de reativar a expulsão instantânea, aconteceu após uma onda sem precedentes de imigrantes desembarcar no país; principalmente venezuelanos. Em agosto deste ano, o número de cidadãos da Venezuela que tentaram cruzar a fronteira do México para os Estados Unidos foi maior que o de guatemaltecos e hondurenhos, que geralmente estão no topo do ranking, ficando atras apenas os próprios mexicanos.
A ordem do magistrado começa a valer imediatamente. Emmet Sullivan disse que não aceitaria solicitações de suspensão ou atraso, ou seja, os funcionários da fronteira deveriam começar a aceitar imediatamente muitos dos milhares os viajantes que atravessam a fronteira em busca de asilo.
O governo do presidente Joe Biden ainda não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: AcheiUSA