Kamala Harris se reúne com gigantes da tecnologia e anuncia investimentos federais em IA

A Casa Branca anunciou, nesta quinta-feira (4), investimentos de $140 milhões para financiar projetos de segurança, pesquisas e o desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA). A vice-presidente Kamala Harris recebeu na Casa Branca os CEOs do Google, Microsoft e ChatGPT para discutir o assunto. Na reunião foram discutidas a importância da ética e responsabilidade no desenvolvimento da IA.

“As empresas de tecnologia têm a responsabilidade de fazer com que seus produtos sejam seguros e protegidos e que os direitos das pessoas sejam respeitados antes de qualquer produto de inteligência artificial ser lançado”, disse um representante do governo.

As autoridades temem que a inteligência artificial fortaleça atividades criminosas, transforme economias, além de espalhar desinformação, fake news, substituir postos de trabalho, entre outras questões.

Na última segunda-feira (1), um dos principais criadores de inteligência artificial, Geoffrey Hinton, pediu demissão do Google e passou a falar abertamente sobre os perigos da IA. Psicólogo cognitivo e cientista da computação, ele afirmou à BBC que alguns dos perigos dos chatbots (robôs virtuais) de inteligência artificial são “bastante assustadores”. “Neste momento, eles não são mais inteligentes do que nós, até onde eu sei. Mas acho que em breve poderão ser. “E, dado o ritmo de evolução, a expectativa é de que fiquem melhor rapidamente. Então, precisamos nos preocupar com isso.”

Desde que a OpenAI lançou o ChatGPT ao público no ano passado, muitas das maiores empresas de tecnologia do mundo correram para incorporar chatbots em seus produtos e aceleraram a pesquisa de IA, investindo bilhões de dólares.

Mas a tecnologia também levantou temores sobre como a tecnologia pode transformar economias, abalar a geopolítica e fortalecer a atividade criminosa. Os críticos temem que a poderosa IA tire empregos, espalhe desinformação e até infrinja leis por conta própria.

The post Kamala Harris se reúne com gigantes da tecnologia e anuncia investimentos federais em IA appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA