Laboratórios buscam milhares de voluntários do sul da Flórida para testes da vacina contra Covid-19

O laboratório de biotecnologia ModernaTX , o National Institutes of Health e a Universidade de Miami  firmaram parceria com centros de pesquisas de Miami-Dade, Broward e Palm Beach para realizar uma rodada de testes da vacina contra a Covid-19 no Sul da Flórida.  Agora, eles buscam voluntários que ainda não foram infectados pelo coronavíruas para participar de seis ou mais estudos de vacinas em grande escala.

Os testes serão parte da fase 3, a etapa final antes que uma vacina seja licenciada. 

“Se você quiser respostas rápidas, precisa fazer o teste em uma área onde haja muita transmissão do vírus pela comunidade”, disse a Dra. Susanne Doblecki-Lewis, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Miami.

Na quarta-feira, a Flórida se tornou o segundo estado americano com o maior número de infectados pela Covid, superando os 500 mil casos.

Além disso, o sul da Flórida oferece um grupo único de participantes potenciais, essenciais para garantir que uma vacina seja eficaz em uma população diversa, segundo o explica a Dra. Susanne.  “ Hispânicos de várias origens, negros de origens variadas, europeus, jovens adultos e idosos”diz.

Como será o teste

Para se voluntariar é precisa ter mais de 18 anos e não ter tido Covid-19. Os fabricantes da vacinas estão dando preferências para indivíduos do grupo de alto risco, como profissionais de saúde, idosos e pessoas com doenças crônicas como diabetes e asma.

Os participantes recebem duas injeções com 28 dias de intervalo entre elas, e devem comparecer pessoalmente cinco vezes ao centro de pesquisa para acompanhamento. Além disso, manterão um diário eletrônico com informações detalhadas sobre seu estado de saúde que serão enviadas continuamente ao fabricante.

Em todos os EUA, 30 mil participantes serão selecionados. Cerca de dois mil no Sul da Flórida.

Efeitos colaterais

Geralmente testes finais de uma vacina levam de 1 à 4 anos. Porém em um processo rápido, os testes não são apenas para testar se as injeções produzem anticorpos ou imunidade – eles também vão verificar se os voluntários não sofrem efeitos adversos graves. 

Nas fases anteriores dos ensaios clínicos envolvendo um pequeno número de participantes, os efeitos colaterais incluíram calafrios moderados ou graves, fadiga, dor de cabeça, mal-estar e /ou febre.

Howard Schwartz, diretor médico dos Centros de Pesquisa da América, disse ao jornal Sun Sentinel que qualquer vacina contra a COVID-19 deve apresentar pelo menos 50% de eficácia nos testes clínicos finais.

Como se voluntariar para o teste da vacina contra a Covid-19

Os pretensos voluntários devem entrar em contato nos seguintes locais: 

Em Miami-Dade

Universidade de Miami: [email protected] ou 786-265-8281

Grupo de pesquisa Suncoast: 305-631-6704 ou suncoastresearch.com/enroll

Em Broward County

Research Centers of America, ligue ou envie uma mensagem de texto para (954) 588-4500 ou rcatrials.com

Em Palm Beach County

Palm Beach Research: 561-689-0606 ou palmbeachresearch.com

JEM Research Institute: 561-770-7370 ou jemri.net

Fonte: AcheiUSA