Latam Airlines deixa a Oneworld: veja o que muda a partir de hoje

A partir de hoje, 1° de maio, a Latam Airlines está oficialmente fora da aliança global Oneworld. A saída era inevitável, depois que a companhia anunciou uma parceria estratégica com a Delta Airlines, que adquiriu 20% das ações do grupo no final de 2019, por quase R$ 10 bilhões. Mas o que isso muda na prática para os viajantes? Todas as parcerias serão perdidas? Confira!

Fim da equiparação de status com a Oneworld

Todos os passageiros que possuíam status no programa Latam Pass recebiam tiers na aliança Oneworld, podendo ser Ruby, Sapphire ou Emerald de acordo com a sua categoria.

Com a saída da companhia da aliança, os participantes deixarão de ter esse benefício que lhe garantia vantagens ao voar nas demais 13 empresas membro como bagagem extra, acesso a salas VIP e assentos preferenciais.

A Latam informou que manterá acordos bilaterais de equiparação de benefícios com diversas companhias da aliança como British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways e Royal Jordanian. Todavia, ainda não foi divulgado como essa equiparação será feita, se os benefícios permanecerão os mesmo de quando a companhia era membro da aliança ou se poderão variar.

Acúmulo e resgate de pontos Latam Pass em companhias parceiras

O programa Latam Pass permitia acumular pontos em voos de todos os membros da aliança Oneworld, além das parceiras Alaska Airlines, Austrian Airlines, Lufthansa, Swiss e, mais recentemente, a Delta. Conforme informações da companhia, todos os parceiros para acúmulo e resgate de pontos devem ser mantidos, com exceção da American Airlines. Possíveis mudanças nas regras de acúmulo de pontos podem ocorrer, mas ainda não foram divulgadas.

No mês passado, o Latam Pass divulgou uma nova tabela para resgate de pontos com parceiros. A novidade foi que os valores deixaram de ser dinâmicos e voltaram a ser fixos. Também não foi informado se a tabela permanecerá vigente após a saída da aliança, ou se haverá mudança.

O que muda para os clientes?

A mudança mais significativa será o fim da parceria com a American Airlines. Mas, os passageiros Latam com destino a América do Norte e a Ásia não atendidas pela companhia contarão agora com a rede de voos da Delta, no lugar dos voos da antiga parceira.

Passageiros Latam Pass Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signarture não terão mais acesso as salas VIP Admirals Club da American Airlines e não contarão mais com benefícios ao viajar com a companhia. Mas, todas as reservas emitidas antes do encerramento do acordo serão honradas.

Além disso, será a primeira vez que clientes do programa de fidelidade da Latam poderão acumular e resgatar pontos em voos Delta. Antes de compor a Oneworld, a antiga TAM integrou a Star Alliance.

Poderá a Latam aderir à aliança Skyteam?

A Latam informou que não tem intenção de se juntar à Skyteam. Ela deve se manter independente, mantendo parcerias diretas com companhias de diferentes alianças, como já acontece com a GOL e Azul.

Vale lembrar que, a partir de hoje, nenhuma das três alianças globais terão representantes no Brasil, reduzindo a conectividade com os demais continentes, que agora irá depender de acordos bilaterais firmados entre as empresas.

Na prática, os passageiros Latam não sentirão mudanças significativas. Esperamos que a companhia permaneça com parceria forte com as companhias da antiga aliança e também feche acordos com empresas de outras alianças dando mais oportunidades de conectividade aos seus passageiros.

Fonte: Melhores Destinos