Líder em ensino online sobre finanças pessoais – Gustavo Cerbasi

Entrevistamos Gustavo Cerbasi, especialista em inteligência financeira, maior autor de Finanças Pessoais do Brasil e professor do maior programa on-line de ensino em Finanças Pessoais no Brasil

Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi

Gustavo, conte-nos sobre seu trabalho

Eu fui professor de escolas de negócios e universidades, incluindo a Fundação Instituto de Administração, a PUC-RS e a Estácio. Escrevi 16 livros de Finanças pessoais, mantenho perfis nas principais redes sociais (com 850 mil seguidores no Facebook, 670 mil no Instagram e 600 mil no YouTube) e tenho o maior curso on-line de planejamento financeiro pessoal, com mais de 1 milhão de participantes do módulo gratuito e cerca de 10 mil alunos no módulo completo, hoje na sexta turma. O curso on-line envolve interação diária com meus alunos, o que me obrigou a restringir a agenda de viagens para palestras – hoje atendo até quatro por mês. Trabalho para mim mesmo, e para levar meu conhecimento a um público maior eu tenho parcerias com instituições que são referência e líderes em seus mercados, como a Editora Sextante e o Banco BTG Pactual.

Sua história

Eu comecei como especialista em análise de valor de empresas, o que me levou a dar aulas em cursos de pós-graduação na Fundação Instituto de Administração. Lá, incluí em minhas aulas orientações financeiras pessoais para os alunos, o que me levou a criar aulas específicas sobre o assunto. As aulas, por sua vez, me levaram a escrever os livros e a abrir um escritório de consultoria. Meu trabalho ganhou grande repercussão quando os livros foram descobertos pela imprensa, principalmente Casais Inteligentes Enriquecem Juntos. Com a visibilidade proporcionada pela imprensa, comecei a dar palestras por todo o Brasil e a participar de mais programas de televisão e rádio. Em 2012, meu maior best-seller foi adaptado para o cinema na comédia Até que a Sorte nos Separe, que se tornou a primeira trilogia do cinema brasileiro. Em 2016, decidi transformar minhas consultorias em curso, lançando meu curso on-line Inteligência Financeira, o mais completo curso de Finanças Pessoais na Internet, cujo objetivo é tornar cada aluno seu próprio consultor e também formar multiplicadores de educação financeira e consultorias.

Qual lacuna seu trabalho preenche?

Há até poucos anos, o Brasil não tinha educação financeira nas escolas e a população adulta tinha estatísticas de consumo muito ruins, com alto nível de endividamento e baixo poder de consumo. Com meu trabalho, produto conscientizar e educar para as oportunidades de maximizar as experiências na vida, através de escolhas mais inteligentes de consumo, crédito e investimentos.

Quais são seus maiores desafios?

A educação financeira no Brasil, felizmente, se expandiu muito e passou a ser do interesse da população. Porém, com esse crescimento houve também uma multiplicação de falsos especialistas, aventureiros e oportunistas, que confundem orientações com propaganda patrocinada, ou que induzem as pessoas a erros que as levam a perder dinheiro. Meu desafio é manter o preço de meu trabalho competitivo para alcançar uma parcela maior da população, sem ser confundido com charlatões ou profissionais com pouca experiência, que às vezes chegam a cobrar caro pelos seus serviços.

É um desafio parecido com o que vivi quando comecei a escrever livros. Para alcançar um público maior, optei pelo formato da auto-ajuda, uma categoria literária repleta de livros de péssima qualidade. O motivo de ter optado foi querer tratar do assunto com uma linguagem leve e com livros a preços acessíveis. A resistência foi grande, mas o boca a boca de meus leitores fortaleceu minha reputação e me fez vender mais de 2,2 milhões de livros, ainda hoje com vendagens significativas.

Filme “Até que a Sorte nos Separe”

Finanças não é uma área que cria situações engraçadas, mas as inusitadas são frequentes. Por exemplo, foi com base em um caso real de minhas consultorias que criamos os personagens Tino e Jane, do filme Até que a Sorte nos Separe. Em 2006, seis anos antes do lançamento do filme, atendi a um casal que tinha ganhado na Mega Sena um ano antes, mas que já se encontrava em condição muito pior da que tinham antes de ganhar o prêmio. Foi uma luta, mas viramos o jogo. O filme, que conta a história de um casal que ganha 100 milhões na loteria e perde tudo, obviamente é uma caricatura. Mas, o que pouquíssimas pessoas sabem é que o roteiro foi cuidadosamente elaborado por Paulo Cursino em cima das dez principais lições do livro Casais Inteligentes Enriquecem Juntos.

Dicas de marketing digital pra se destacar e vender mais?

Para lançar meu curso, eu me associei a uma empresa de estratégia digital. A princípio, meus sócios queriam implantar o roteiro básico conhecido como Fórmula de Lançamento, com técnicas de persuasão imorais e textos apelativos. Um primeiro cuidado foi limar os excessos desse modelo, e me ater apenas às ferramentas necessárias para ser percebido por um público que ainda não conhecia ou não seguia meu trabalho. Outro cuidado foi não trabalhar com afiliados, uma marca registrada desse mercado. Minha preocupação era perder o controle da comunicação (que, em se tratando de dinheiro, não pode ser apelativa) e dos bônus e brindes de má qualidade que também caracterizam esse mercado. Comecei o negócio digital com investimento volumoso e próprio. Como funcionou, mantemos o modelo até hoje. Na sexta turma, nosso número de alunos mostra-se crescente desde o início do curso.

Qual é a sua mensagem e dicas para pessoas que poderiam se beneficiar do seu trabalho?

Meu trabalho é ensinar as pessoas a maximizar o poder de benefício de seus recursos financeiros e similares, para que possam maximizar a experiência na vida. Eu estudo cuidadosamente tudo o que existe em minha área e asseguro a meus seguidores e alunos que não existe, no mercado e em qualquer idioma, entrega mais completa do que meu curso on-line Inteligência Financeira. Quem duvida disso pode obter referências através da leitura de meus livros, que devem ser comparados com outros livros do mercado de educação financeira. A conclusão deve ser a mesma.

O que espera do seu trabalho nos próximo 5 anos?

Devo lançar produtos para públicos específicos e customizar meu curso para atender a grupos de colaboradores de empresas. Tenho ótimas parcerias, um curso em nível crescente de alunos e filhos que me fazem pensar em limitar as viagens de negócios e palestras. Existem demandas para trabalhos fora do país, mas elas conflitam com a limitação de agenda. Espero que meus alunos, cujas vidas se transformam em um curto espaço de tempo, façam o mesmo efeito multiplicador que tive nos livros, mantendo o curso Inteligência Financeira viável por um bom tempo.

Obrigado pelo seu tempo Gustavo! Até a próxima! Veja mais de Gustavo e finanças pessoais em gustavocerbasi.com.br

Fernando Azevedo é sócio da empresa de marketing digital e reputação online Silicon Minds.

O post Líder em ensino online sobre finanças pessoais – Gustavo Cerbasi apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News