Mais de 10 milhões de cidadãos americanos moram com pelo menos um imigrante indocumentado

Um estudo feito pelo grupo pró-imigrantes FWD, baseado no Censo, mostra que pelo menos 10 milhões de cidadãos americanos vivem sob o mesmo teto de um imigrante indocumentado nos Estados Unidos. Quase metade desse total, 4.9 milhões, são crianças cujos pais são indocumentados.

O objetivo do levantamento é mostrar que os imigrantes indocumentados integram a comunidade. No total, 22 milhões de pessoas – entre cidadãos americanos, portadores de green card e vistos – vivem com pessoas que ainda não conseguiram se legalizar.

O estudo mostra, ainda, que 1.7 milhão de americanos são casados com indocumentados.

A análise vem à tona quando advogados de imigração, parlamentares e grupos pró-imigrantes tentam aprovar um caminho para a legalização de mais de 8 milhões de indocumentados por meio da aprovação do orçamento. A chamada reconciliation bill legalizaria portadores de DACA, Temporary Protection Status (TPS), trabalhadores rurais e trabalhadores considerados essenciais.

“O impacto econômico seria enorme, com a adição de mais de $59 bilhões à economia por ano e mais de $16 bilhões no pagamento de impostos federais e estaduais”, disse Phillip Connor, responsável pelo estudo. (Com informações do The Hill)

Fonte: AcheiUSA