Mais de 100 agentes imigratórios são presos no México acusados de corrupção

Cento e cinco agentes imigratórios do México foram detidos na última semana acusados de receber dinheiro em troca da liberação de imigrantes na fronteira do país.

Segundo o National Immigration Institute, as investigações apontam que esses agentes atuavam em fronteiras nos aeroportos e terrestres.

No último dia 6, por exemplo, um grupo de imigrantes venezuelanos desembarcaram no aeroporto da Cidade do México. Os imigrantes, então, formaram uma longa fila para a checagem dos passaportes. Dentro dos documentos havia uma nota de $100 dólares.

Quando confrontados, os venezuelanos disseram que as notas estavam lá “por algum descuido”. Como eles não tinham os papeis apropriados para entrar no México, todos foram deportados de volta para a Venezuela.

A partir do dia 21 de janeiro, cidadãos da Venezuela terão que solicitar visto para entrar no México. Isso já acontece com brasileiros desde o dia 11 de dezembro de 2021.

A intenção é coibir a imigração ilegal para os Estados Unidos, já que esses estrangeiros desembarcam no México com a intenção de atravessar a fronteira Sul e chegar até os EUA. (Com informações da AFP)

Fonte: AcheiUSA