Melhores destinos para visitar em 2019

O jornal New York Times publicou a sua 14ª edição de 52 melhores destinos para visitar. Em 2019, o Brasil volta a figurar na lista de lugares, depois de quatro anos fora. A última vez em que o país foi citado foi em 2014, com a ilha de Fernando de Noronha. Agora, o NYT classificou Salvador como o 14º destino a ser visitado neste ano.

Confira os primeiros 15 lugares da lista:

1º – Porto Rico

Navio Beach, em Porto Rico, no Caribe Navio Beach, em Porto Rico, no Caribe

Navio Beach, em Porto Rico, no Caribe (Angel Xavier Viera-Vargas//CreativeCommons/Flickr)

A ilha de Porto Rico lidera a classificação de destino para se visitar em 2019 um ano e meio após o Furacão Maria, que atingiu e destruiu territórios dos EUA e de outras ilhas caribenhas. Agora, ela está em recuperação. Centros culturais e de entretenimento estão sendo construídos. Novas linhas de cruzeiro vão se estabelecer no Porto das Américas, em Ponce, no sul da ilha.

Atrações conhecidas voltaram a acontecer e os números de hospedagem estão retornando ao normal pré-furacão.

Para os jornalistas do NYT, Porto Rico representa os lugares vulneráveis no mundo, que lutam para manter sua natureza paradisíaca diante dos problemas ambientais da atualidade. E esse, assim como outros destinos em risco, são importantes para trazer atenção às mudanças ambientais e suas consequências, assim como popularizar atitudes conscientes e responsáveis por parte dos viajantes – como turismo ecológico e voluntário.

Saiba mais sobre Porto Rico e turismo consciente

Busque hospedagem em Porto Rico

2º – Hampi, Índia

Templo de Virupaksh, em Hampi Templo de Virupaksh, em Hampi

Templo de Virupaksh, em Hampi (RBB/Getty Images)

Hampi já foi, no século 16, uma das maiores e mais ricas cidades do mundo. Hoje, abriga um precioso complexo arqueológico: com mais de mil monumentos de pedra bem conservados, ele conta com templos, fortes e palácios. A cidade é localizada ao sul de Mumbai, a 350 quilômetros de carro de Bangalore.

Antes, o local era conhecido pela dificuldade de acesso. Porém, recentemente, voos diretos foram inaugurados de Hyderabad e Bangalore para Ballari, cidade a 40 quilômetros de Hampi. Além disso, a cidade indiana está em crescimento, com novas opções de hospedagem e agências de turismo que oferecem passeios pela região.

Busque hospedagem em Hampi

3º – Santa Barbara, Califórnia

East Beach, Santa Barbara, California - EUA Praia East Beach, Santa Barbara, California

Praia East Beach, Santa Barbara, California (Damian Gadal/Creative Commons/Flickr)

Já conhecida pelos luxuosos hotéis e celebridades, a cidade de Santa Barbara também está se destacando pela gastronomia. Com restaurantes modernos e refinados, como o Bibi Ji e The Monarch, culinárias de todo o mundo – por exemplo da Itália e da Índia – são celebradas nos estabelecimentos locais. Chefs consagrados, entre eles Jesse Singh e Daniel Palaima, estão sendo atraídos para a cidade e abriram bons restaurantes recentemente. A região também conta com mais de 30 locais para a degustação de vinho.

Busque hospedagem em Santa Barbara

4º – Panamá

Panamá: as cores caribenhas de San Blás As cores caribenhas de San Blás

As cores caribenhas de San Blás (Alfredo Maiquez/Keystone/Reprodução)

Além do cenário natural paradisíaco, o Panamá também se destaca por iniciativas sustentáveis. Recentemente, dois resorts ecológicos foram inaugurados na costa oeste da ilha. O Isla Palenque, no golfo de Chiriqui, além de dar acesso a sete praias, planta parte de sua comida, tem móveis reciclados e baniu o uso de plástico em suas dependências. Já o Islas Secas Reserve & Panama Lodge, localizado em um arquipélago de 14 ilhas, conta com energia solar, compostagem de alimentos e reciclagem de água para irrigação.

Saiba mais sobre o Panamá

Busque hospedagem no Panamá

5º – Munique, Alemanha

Arquitetura de Munique, na Alemanha Arquitetura de Munique, na Alemanha

Arquitetura de Munique, na Alemanha (Thinkstock/Reprodução)

A capital da Bavária com certeza se destaca por sua rica cena cultural. Seus teatros são uns dos mais criativos e ambiciosos da Europa. Seus museus são primordiais, como o Deutsches Museum e o Lenbachhaus. E a Ópera Estatal da Baviera é uma das mais interessantes no cenário europeu. Além de tudo, para os fãs de cerveja, Munique é o berço da Oktoberfest.

Saiba mais sobre Munique

Busque hospedagem em Munique

6º – Eilat, Israel

A Reserva Natural da Praia de Corais em Eilat, Israel A Reserva Natural da Praia de Corais em Eilat, Israel. É o único lugar do país que possui recife de corais.

A Reserva Natural da Praia de Corais em Eilat, Israel. É o único lugar do país que possui recife de corais. (Nick Brundle Photography/Getty Images)

Eilat, cidade israelense na ponta sul do país, localiza-se sobre o mar Vermelho, onde existe um recife de coral com grande variedade de peixes neons, arraias e tubarões. Assim como Hampi, é mais um paraíso que acaba de se tornar mais acessível com a abertura do aeroporto de Ramon. Além disso, Eilat está se desenvolvendo cada vez mais, com novos e modernos hotéis.

É uma ótima cidade para descansar, aproveitar as praias, esportes aquáticos e mergulho. Visite o Observatório Subaquático de Eilat, onde é possível fazer visitas guiadas pelo coral e conhecer a vida marinha.

Busque hospedagem em Eilat

7º – Setouchi, Japão

Ponte de Hakata Oshima, na região de Setouchi, Japão Ponte de Hakata Oshima, na região de Setouchi, Japão

Ponte de Hakata Oshima, na região de Setouchi, Japão (paprikaworks/Getty Images)

A região ancestral de Setouchi, localizada no sul do Japão e que inclui o Mar Interior de Seto, abrigará a Trienal de Setouchi 2019, uma importante feira de arte realizada em três etapas sazonais: primavera, verão e outono. Este ano, o evento acontecerá em ilhas não muito frequentadas, como Teshima e Honjima, onde é possível ter uma melhor experiência de equilíbrio entre arte e natureza.

A uma hora de distância, o museu Memorial da Paz de Hiroshima irá reabrir no dia 25 de abril, depois de oito anos de reforma. No local, existe uma réplica 360º de Hiroshima após a explosão da bomba atômica.

Busque hospedagem em Setouchi

8º – Aalborg, Dinamarca

Utzon Center em Aalborg, Dinamarca Utzon Center em Aalborg, Dinamarca

Utzon Center em Aalborg, Dinamarca (Utzon Center/Reprodução)

A arquitetura inovadora de Aalborg, cidade no sul da Dinamarca, a destaca em meio às cidades europeias, o que faz dela uma verdadeira obra de arte a céu aberto. Com inspiração principalmente no estilo escandinavo, prédios modernos surgem no horizonte e impressionam. Entre os destaques de inovação, estão o Utzon Center, centro nórdico de arquitetura e design, – projetado por Jorn Utzon, mesmo arquiteto da Ópera de Sydney – e a sala de concertos curvilínea, Musikkens Hus.

Busque hospedagem em Aalborg

9º – Açores, Portugal

Hortênsias florescendo no Lago dos Açores Hortênsias florescendo no Lago dos Açores

Hortênsias florescendo no Lago dos Açores (Sorin Rechitan / EyeEm/Getty Images)

As ilhas de Açores são Patrimônio Mundial da Unesco e estão prontas para serem descobertas. Com uma paisagem natural incrível no Oceano Atlântico, Açores se destacam pela vegetação, crateras vulcânicas que abrigam lagos e fontes termais naturalmente aquecidas. Na ilha, é possível a prática de mergulho e a observação de baleias.

A culinária também se destaca. Frutos do mar e pescados podem ser consumidos super frescos e cada vez mais restaurantes novos e modernos são inaugurados – como o Casa do Abel, o Otaka e Tasquinha Vieira –, assim como novos hotéis, entre eles o Lava Homes e o Grand Hotel Açores Atlântico.

Busque hospedagem em Açores

10º – Cavernas de gelo de Ontário, Canadá

Caverna de gelo em Ontário, Canada. Caverna de gelo em Ontário, Canada.

Caverna de gelo em Ontário, Canada. (ReverseProject/Getty Images)

As cavernas de gelo, fenômeno natural esculpido pelas ações do vento, das ondas e do Sol estão em perigo. Já efêmeras, podem de vez desaparecer pelas mudanças climáticas do aquecimento global. Veja-as agora, antes que seja tarde. Elas ocorrem principalmente em Sault Ste. Marie, Ontário, e a melhor época para visitá-las é em fevereiro.

Busque hospedagem em Ontário

11º – Zadar, Croácia

Pôr-do-sol em Zadar, cidade na Cróacia Pôr-do-sol em Zadar, cidade na Croácia

Pôr-do-sol em Zadar, cidade na Croácia (Alf/Getty Images)

Zadar, normalmente ignorada por turistas, é uma bela cidade na costa da Dalmácia, a 350 quilômetros de Dubrovnik. O pôr do Sol é motivo suficiente para visitá-la – Alfred Hitchcock o viu em 1964 e alegou ser o entardecer mais bonito que já viu. Além disso, o centro medieval e o passeio à beira mar são grandes atrações.

Outra razão para visitar Zadar é que a cidade é portal para outras ilhas croatas, como Dugi Otok e Pasman. São destinos paradisíacos, com praias tranquilas e águas cristalinas.

Busque hospedagem em Zadar

12º – Williamsburg, Virginia

Mansão do Governador, casa colonial em Williamsburg, Virginia Mansão do Governador, casa colonial em Williamsburg, Virginia

Mansão do Governador, casa colonial em Williamsburg, Virginia (THEPALMER/Getty Images)

A região que abriga Jamestown, Williamsburg e Yorktown é onde eventos importantes da história americana aconteceram: a chegada dos primeiros escravos africanos, a reunião da primeira assembléia de deputados e a primeira proclamação registrada de Ação de Graças.

Em 2019, estes eventos completam 400 anos e a área terá comemorações durante o ano todo.

Destacam-se a exposições “Tenacity”, em Jamestown – que contará a relevância da mulher durante a época colonial – e a reencenação do século 18 no Colonial Williamsburg, museu de história. O NYT reconhece a importância do local na construção da democracia estadunidense atual.

Busque hospedagem em Williamsburg

13º – Las Vegas

Vida noturna agitada em Las Vegas Vida noturna agitada em Las Vegas

Vida noturna agitada em Las Vegas (Westend61/Getty Images)

A cidade do pecado, famosa pela ostentação e exageros, agora também está apostando em alta cultura, com novas opções de entretenimento. Entre elas, shows fixos da Lady Gaga e do Aerosmith no MGM Park. O primeiro Eataly 24h. Show de jazz ao vivo no Wynn. Dá para dizer que a cidade está se modernizando e dando alternativas às farras, cassinos e clubes de strip.

Saiba mais sobre Las Vegas

Busque hospedagem em Las Vegas

14º – Salvador, Brasil

Casas coloridas em Salvador, Bahia Casas coloridas em Salvador, Bahia

Casas coloridas em Salvador, Bahia (Florian Khler / EyeEm/Getty Images)

Enfim, o brasileiro da lista. Com uma série de revitalizações, a capital baiana está em alta. Depois de se comprometer por cinco anos para conservar seu título de Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, Salvador aparece mais preservada e moderna.

A terra vibrante e colorida vai muito além do Pelourinho, Elevador Lacerda e Praia do Farol. O centro histórico é repleto de igrejas, ateliês e museus, como o Museu de Arte Sacra (com uma vista privilegiada da cidade) e o Palacete das Artes, uma mansão histórica que exibe peças de Rodin. Para mergulhar mais no universo baiano, visite a Igreja de São Lázaro e São Roque, onde às segundas as baianas do candomblé dão um banho de pipoca para purificar a alma. Ou no verão, nas terças de noite, assista um dos ensaios abertos do grupo Olodum, no Pelourinho.

Não vá embora de Salvador sem experimentar sua culinária típica! Vá até o Largo de Santana ou o Largo da Mariquita para comer acarajé. Conheça as moquecas criativas do estrelado Paraíso Tropical. E visite o famoso restaurante Amado, com uma bela vista à beira da Baía de Todos os Santos.

E quem visitar Salvador a partir de 2019, poderá conhecer a história da cidade na nova Casa do Carnaval, ver shows no Centro de Convenções de Salvador e desfrutar da recém-construída linha de metrô que liga o centro ao aeroporto internacional.

Saiba mais sobre Salvador

Busque hospedagem em Salvador

15º – Danang, Vietnã

Vista noturna de Danang, no Vietnã Vista noturna de Danang, no Vietnã

Vista noturna de Danang, no Vietnã (Phung Huynh Vu Qui/Getty Images)

A terceira maior cidade do Vietnã foi mais conhecida por ser uma rota para a charmosa cidade de Hoi An, a 30 quilômetros de distância. Mas isso vem mudando. Com um rico cenário gastronômico e novos hotéis e resorts sendo inaugurados ao longo de sua extensa orla, como o InterContinental Danang Sun Peninsula Resort, Danang vem ganhando o status de Miami vietnamita. A cidade conta com uma diversidade grande de paisagens, abrigando praias, templos, montanhas e mercados.

Busque hospedagem em Danang

Veja os 52 destinos eleitos pelo New York Times

Fonte: Viagem e Turismo