México alerta os EUA: mais de 4 mil imigrantes seguem em direção à fronteira

Marcha de duas novas caravanas rumo aos EUA preocupam autoridades do México que alertam a imigração

Os imigrantes que seguem em dois grupos, cerca de 4.300 pessoas, solicitam documentos de trânsito gratuitos para poder chegar ao norte e atravessar para os EUA, alertam autoridades mexicanas

Da Redação – Governo do México alerta os EUA quanto a duas novas caravanas compostas por cerca de 4.300 migrantes de diferentes países que partiram na segunda-feira em busca de documentos de trânsito, da cidade mexicana de Tapachula, estado de Chiapas, fronteira com a Guatemala. A meta é chegar à fronteira com os EUA.

Ambas as caravanas iniciaram sua viagem desde os escritórios de regularização migratória do “Instituto Nacional de Migração” do México e, segundo seus membros, iniciaram a viagem porque esperaram duas semanas por autorizações temporárias para viajar pelo território mexicano e estas não chegado.

O grupo majoritário, formado por cerca de 600 crianças, 1.200 mulheres e cerca de 2.000 homens, partiu ao meio-dia, momento em que se juntaram outros 400 migrantes, que tomaram a estrada que praticamente margeia a costa de Chiapas. Entretanto, a primeira caravana, composta por cerca de 100 pessoas, partiu na madrugada da segunda-feira.

Antes de partir, os imigrantes lançaram um apelo à humanidade para que organizações não governamentais e de direitos humanos os ajudem e os apoiem com água e alimentos para as 600 crianças e 1.200 mulheres que decidiram caminhar por seus documentos.

Em ritmo lento, a caravana chegou ao primeiro posto de imigração localizado na comunidade Viva México, a cerca de oito quilômetros de Tapachula.

A região vive um fluxo migratório recorde para os EUA, cuja Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) interceptou mais de 1,6 milhão de pessoas até agora no ano fiscal de 2022, que começou em outubro passado.

Fonte: Nossa Gente