México alerta para chegada de mais de 5 mil imigrantes à fronteira no Natal

Crianças e idosos integram as caravanas que chegam ao México com objetivo de pedir asilo na fronteira dos EUA

Policiais e autoridades de imigração do México se preparam para a chegada de pelo menos 5.000 imigrantes por dia assim que as restrições do “Título 42” forem suspensas. A situação pode ficar fora de controle na área no Natal

Da Redação – Segundo o juiz do condado de El Paso, no México, Ricardo Samaniego, uma onda massiva de novos imigrantes deverá ocorrer a partir da quarta feira (21) – se estendendo até o Natal -, na fronteira com os EUA, quando está previsto o fim da medida de saúde pública do “Título 42”, permitindo os pedidos de asilo. Ao longo da fronteira sul, policiais e autoridades de imigração se preparam para a chegada de pelo menos 5.000 imigrantes por dia, assim que as restrições forem suspensas. Será necessário fornecer abrigo de emergência, alimentação e outros serviços básicos.

A preocupação é de que as receitas estejam fora de controle na área, drenando recursos e chamando a atenção da polícia, em vez de proteger as estradas de El Paso. O prefeito, Oscar Leeser, emitiu uma declaração de emergência em todo o estado para acessar recursos adicionais nos níveis local e estadual para instalações de abrigos e outras assistências urgentes.

Do lado mexicano da fronteira internacional, pilhas de roupas, sapatos e mochilas usadas já começam a tomar conta das margens do Rio Grande, por onde atravessam os indocumentados visando entrar em território americano.

Em contrapartida, do lado norte-americano, junto a um pequeno portão vigiado por várias viaturas da Patrulha de Fronteira, forma-se uma fila de pessoas à espera que os agentes federais os recolham. São imigrantes na expetativa de atendimento, ou seja, ter apoio para receber asilo.

O juiz Ricardo Samaniego, disse que a região, que abriga uma das passagens de fronteira mais movimentadas do país, vem coordenando esforços de abrigo e realocação com organizações não governamentais e outras cidades. Ele também pediu aos governos estadual e federal que enviem ajuda humanitária no momento em que se prepara para uma onda massiva de novos imigrantes.

Samaniego lembrou que uma grande operação vem acontecendo na região  para impedir que mais de 2,5 milhões de imigrantes cruzassem a fronteira desde março de 2020.

Um grupo de cerca de 300 imigrantes caminha para uma área perto da fronteira México-Guatemala. Alega chegar à fronteira norte em 21 de dezembro – caravana composta por venezuelanos que cruzaram a fronteira sul do México em direção à fronteira com os EUA.

Efeitos do “Titulo 42”

Criado no governo do então presidente Donald Trump, o “Título 42” permite a expulsão de imigrantes dos EUA sem dar-lhes oportunidades de asilo, suscita hoje polêmica entre os que o defendem para controlar a fronteira e os que estão convencidos de que prejudica injustamente aqueles que não têm documentos.

Segundo o “Escritório de Alfândega e Proteção de Fronteiras”, mais de 2,76 milhões de pessoas tentaram entrar ilegalmente nos EUA, o maior número já registrado.

Fonte: Nossa Gente