México passa a exigir vistos de brasileiros a partir de 11 de dezembro

O governo do México cancelou o acordo de isenção de vistos para brasileiros na última sexta-feira (26) e, a partir do dia 11 de dezembro, o visto para entrada no país será obrigatório.

O jornal oficial do governo mexicano publicou um acordo governamental que revoga o acordo, em vigor desde fevereiro de 2004 e que ficará sem efeito a partir de 11. A decisão já foi comunicada ao Brasil e é temporária, embora não determine sua validade.

“Os cidadãos da República Federativa do Brasil que pretendem entrar no país como visitantes devem solicitar o visto nos termos das disposições legais aplicáveis”, diz o jornal oficial do governo mexicano.

A medida já era esperada, e tinha sido anunciada pelo governo mexicano em outubro, faltando apenas determinar a data em que entraria em vigor.

Segundo o documento publicado pelo governo mexicano, os agentes imigratórios verificaram que uma parcela substancial de brasileiros estava “se passando por turistas para imigrar ilegalmente para os Estados Unidos”.

Esses viajantes “apresentam inconsistências na sua documentação ou informação, reforçando a possibilidade de que um número significativo de pessoas que pretendem usar a isenção de visto de forma indevida”.

De acordo com números do Customs and Border Protection (CBP), foram mais de 46 mil brasileiros detidos na fronteira entre EUA e México entre outubro de 2020 a setembro de 2021. Isso é bem mais do que o dobro do registrado em 2019, quando eram 18 mil. Entre os detidos pelos agentes de fronteira, os brasileiros são os sextos mais numerosos.

Fonte: AcheiUSA