Miami vive semana intensa de arte

DA REDAÇÃO – A principal mudança está na própria Art Basel, que abrirá ao público em 2 de dezembro, e não terá atividades no domingo, dia 5 de dezembro.

Algumas outras feiras de arte seguem o exemplo da Art Basel e cancelam os horários dominicais. Entre elas, estão NADA e Untitled. Outras —como a feira mais antiga, a Art Miami, e a irmã da Basel, a Design Miami— permanecerão abertas no final de semana. 

Apesar da pandemia, as vendas aumentaram. Ao contrário, alguns prognosticaram que a pandemia e o aumento dos acessos pela internet poderiam representar a morte de algumas feiras. E isto não ocorreu. Quase todas estão voltando —a maioria aos seus locais anteriores à pandemia— e algumas inclusive estão acrescentando nova programação. Um exemplo: Untitled, a feira popular na arena na 12 Street, anunciou que terá uma nova seção de galerias chamada Nest que apresentará galerias emergentes, coletivos de artistas e organizações sem fins lucrativos.

Obras digitais e artistas locais

Os amantes das novas tendências na arte que segue a pista das NFT – obras digitais asseguradas pela tecnologia blockchain. Em 30 de novembro será realizada a primeira grande conferência sobre as NFT da região, NFT BZL, coorganizada pela Mana Tech e pelo condado de Miami-Dade, na qual participarão investidores tecnológicos, especialistas em blockchain e artistas. A Miami River Art Fair, que este ano ocorrerá na Penthouse com vista para o Miami River Wharf em 1º e 2 de dezembro, se concentrará nas NFT. Na Art Basel, a plataforma Tezos NFT mostrará obras em NFT e permitirá aos visitantes colaborar com um algoritmo para criar sua própria peça de arte generativa que batizada como NFT; se localizarão perto dos editores de revistas.

Esse ano também haverá um espaço dedicado aos artistas afro-americanos no período entre 1º e 5 de dezembro. A obra dos artistas de minorias será protagonista em vários museus, como o Pérez Art Museum Miami, o Institute of Contemporary Art-Miami, e o Rubell Museum e Espacio 23. 

Os artistas locais também recebem um incentivo este ano. Estarão presentes em toda a cidade, do Wynwood Walls, que pela primeira vez abriu um convite aos artistas locais, até o Rubell Museum, entre os artistas destacados este ano estão o próprio Reginald O’Neal, de Miami. A instalação temporária ao ar livre, “Los Milagros”, de Carlos Betancourt poderá ser vista na Española Way, enquanto as obras de 10 artistas locais serão expostas em 10 hotéis como parte da segunda edição de “No Vacancy, Miami Beach”, da cidade de Miami Beach e do Escritório de Convenções e Visitantes da Grande Miami.

Em relação às galerias de Miami, poucas foram selecionadas para Art Basel e Art Miami. Mas podem ser vistas com tranquilidade na Progressive Art Brunch em 28 de novembro; detalhes na progressiveartbrunch.com. 

Os frequentadores terão de estar sempre usando máscaras. Muitas feiras, como Art Basel e Art Miami, exigirão dos visitantes que apresentem um teste de covid negativo ou uma carteira de vacinação. Os organizadores das feiras afirmam que terão máscaras disponíveis, e quem se negar a cumprir as regras será convidado a se retirar. Alguns recintos — especialmente os museus — controlarão a presença com entradas programadas; aconselha-se a fazer uma reserva com antecedência. 

Resumo das exposições

Art Aqua, a feira de arte em um hotel que conta com galeristas emergentes, não será exibida em 2021. “Tem de ser uma vitória para os expositores, o hotel e a exposição”, disse Nick Korniloff, executivo da Art Miami, Context e Art Aqua.

Pulse Miami desapareceu. Originalmente Volta pretendia substituí-la, porém os organizadores agora cancelaram a feira em 2021, e deve voltar em 2022. 

Design Miami retorna em uma tenda à frente do Centro de Convenções de Miami Beach depois de sua edição de 2020 no Moore Building do Design District. Aviso aos visitantes: Não pode estacionar no terreno que cerca a Design Miami, por ter-se transformado em um parque. Deve-se usar o serviço de estacionamento. 

As feiras Spectrum e Red Dot, que antes se realizavam sob uma tenda, muda-se para Mana Wynwood. 

A Fridge Art Fair, concentrada nos cachorros, este ano em Allapattah, na Esquina da Avó. E são admitidos animais de estimação.

Fonte: AcheiUSA