Milhares de moradores são retirados de casa depois de rompimento de duas barragens no Michigan

Duas barragens romperam em Midland, no Michigan, depois de fortes chuvas na terça-feira (19), obrigando milhares de pessoas a deixarem suas casas. A água está subindo rapidamente e causando grandes inundações. As barragens de Edenville e Sanford romperam, enviando uma torrente de água ao longo do rio Tittabawassee.

A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, emitiu uma ordem de evacuação para 10 mil moradores da área e declarou estado de emergência para o condado de Galdwin.

“Se você não saiu da área, faça isso agora e chegue a um lugar seguro”, alertou Whitmer em comunicado, notando que a Guarda Nacional do estado foi ativada e que a cidade de Midland poderia ser devastada pelas inundações nesta quarta-feira (20).

Várias imagens surgiram nas mídias sociais mostrando o avanço das inundações e alguns dos danos causados. Um dos vídeos capturou o momento em que a barragem de Edenville rompeu.

As autoridades locais pediram para que moradores se afastassem o máximo possível do rio Tittabawassee e buscassem terreno alto. A área circundante contém várias comunidades densamente povoadas e várias usinas químicas que podem estar no caminho da enchente maciça.

Além do rio Tittabawassee, o rio Rifle, perto de Sterling, também atingiu um estágio de grandes inundações, levando o National Weather Service a emitir avisos de emergência de inundações repentinas em locais próximos às barragens.

Para evitar a propagação do coronavírus, máscaras estão sendo fornecidas a moradores que foram forçados a irem para abrigos. A temperatura corporal também está sendo aferida e, caso a pessoa apresente algum sintoma, ela será testada para a Covid-19. (Com informações da Reuters)

Fonte: AcheiUSA