Milhares de requerentes de asilo protestam nas ruas do México contra abuso de migrantes

Cerca de 3 mil migrantes requerentes de asilo iniciaram uma marcha, no domingo (23), saindo do estado de Chiapas, no sul do México, para a Cidade do México, em protesto contra o tratamento abusivo dado a migrantes e exigindo que os centros de detenção de migrantes sejam fechados. Isso ocorre quase um mês após o incêndio que matou 40 pessoas em um centro de migrantes na fronteira dos EUA com o México. Cinco pessoas estão sendo acusadas de homicídio, incluindo três agentes da imigração e um segurança particular.

“Estamos protestando para exigir o fechamento do Instituto Nacional de Migração, para pedir que o presidente Obrador nos dê atenção e para exigir o afastamento do diretor da migração porque esses centros de migrantes são os campos de concentração e bunkers deste século”, disse Danny, requerente de asilo de Honduras, em entrevista ao Democracy Now. Segundo a publicação, os migrantes que participam do protesto são principalmente da América Central, Cuba, Venezuela, Equador e Colômbia.

Na semana passada, dezenas de barracas improvisadas em um acampamento de migrantes em Matamoros, na fronteira com o Texas, foram incendiadas. Os requerentes de asilo, presos no México devido às políticas de imigração dos EUA, há muito denunciam violações dos direitos humanos, incluindo tortura, nas mãos do crime organizado e das autoridades mexicanas.

Enquanto isso, em 11 de maio, o governo Biden espera suspender o Title 42 — uma política controversa da era Trump introduzida durante a pandemia, que permite que agentes da fronteira deportem imediatamente imigrantes indocumentados tentando entrar nos EUA.

The post Milhares de requerentes de asilo protestam nas ruas do México contra abuso de migrantes appeared first on AcheiUSA.

Fonte: AcheiUSA